sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Sobrenome Royo


"Vários cronistas antigas e especialistas em Heráldica coincidem em afirmar que este sobrenome procede de Navarra, tendo sua casa e primitivo assento na cidade de Tudela. Entretanto, existe a possibilidade da origem ser tanto navarra quanto aragonesa.

Segundo Félix de Latassa, o sobrenome tem procedência francesa e teria passado a Aragão nos tempos da Reconquista. A mesma opinião é compartilhada pelo tratadista Bizén d'O Río Martínez, reconhecendo que há pelo menos três casas principais do ponto de vista histórico que ostentam o sobrenome: a primeira na cidade de Calatayud; a segunda na vila de Castellote, na província de Teruel; e a terceira na vila de Torrellas de Bernabé.

Miguel Royo foi Jurista de Zaragoza no ano de 1288, fidalgo por condição, sendo pai de Juan Royo, que passou a residir no castelo de Castellote em 1315. Neto deste últio foi Juan Royo Lánguera, que ocupou o cargo de Tenente do castelo de Morella, na província de Castellón.

A etimologia, conforme o linguista Gutierre Tibón, aponta que o sobrenome provém do moçárabe 'marruyo', que significa 'marrubio', do latim marrubium, sendo que todas elas remetem a um tipo de planta da Eurásia (Marrubium vulgare). Entretanto, outros autores consideram que o sobrenome pode também derivar do latim rubeus, que significa 'vermelho', 'ruivo', 'rosado'.

Royo também possui uma linhagem muito importante na Extremadura."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Sala


"Segundo o 'Dicionário de Sobrenomes Espanhóis', este é um sobrenome toponímico derivado dos nomes de lugares como Sala ou Salas. Há várias localidades espanholas com Sala ou Salas, sendo percebidas nas Astúrias, Aragão, Castela, etc.

Sala é uma palavra baixo-latina que deriva do termo germânico salla, cujo significado era 'casario', 'quinta', 'lugar de habitação', ou ainda 'lugar fortificado'.

Em Aragão, existem três linhagens principais do sobrenome: a primeira espalhada em Zaragoza, Jaca e Peralta de la Sal; a segunda originária de Jaca e residente em Zaragoza desde 1521; a terceira com origem em Navarra e que se espraia em toda a província de Zaragoza e na Jacetania Oscense."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.


Sobrenome Ramiro


"Ramiro, assim como Ramírez ou Remírez, é um apelido patronímico relacionado ao nome próprio Ramiro. Etimologicamente, o nome Ramiro provém do nome germânico Radamir ('conselho ilustre, famoso) e foi muito usado pelos reis do antigo Reino de Leão na Idade Média, o que explica sua popularidade na Península Ibérica.

Em Aragão, houve casas solares deste sobrenome em Jaca, na província de Huesca, e em Calatayud, na província de Zaragoza. Da primeira teve origem o ramal que passou a Palma de Mallorca por volta de 1400. Foi fundador da linhagem insular, Damián Ramiro, natural de Jaca e filho do fidalgo Juan Ramiro, de Jaca, e Eulalia Moncada.

Conforme o Arquivo Geral Militar de Segóvia, aparecem como importantes figuras com este sobrenome: Alfonso Ramiro, Infantaria, ano 1780, nobre; Ramón Ramiro, Hospital dos Inválidos, ano 1768, pessoa honrada; Francisco Ramiro Espinosa, Capelão, ano 1874; e Rafael Ramiro y Ortiz, Infantaria, 1793, nobre.

Também há núcleos importantes da família em Ubeda, na província de Jaén, em Ciudad Real, Teruel, Cariñena, Cáceres, Cádiz e Molina de Aragón."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Subirats


"Nobre e muita antiga linhagem de origem catalã, que aparece de forma constante nos principais registros históricos na Espanha desde o século XII, remontando ao reinado de Jaime I de Aragão.

Conforme as obras que tratam sobre a fidalguia na Espanha, o sobrenome Subirats tem a mesma origem dos sobrenomes Sobirats e Subiracs. Os primitivos 'Sobirats' ou 'Subirats' tiveram sua antiga casa solar na vila de Montblanc, na província de Tarragona, de onde seus ramais se estenderam por toda a Catalunha.

No século XII, consta documentado o nobre Guillem de Subirats, que foi conselheiro do conde Ramon Berenguer IV da Catalunha entre os anos de 1139 e 1146. Os Subirats também prestaram serviços aos condes de Piera, Cabrera e Castellolí.

A etimologia do sobrenome provém da palavra 'subirà', que deriva por sua vez do adjetivo 'sobirà' que significa 'mais elevado', 'situado mais acima'. O sobrenome pode ser um apodo ou indicar um aspecto geográfico.

A linhagem fidalga será inaugurada por Guillermo de Sobirats, em 1301.

A forma Soberats é encontrada nas Ilhas Canárias e nas Baleares."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Tadeo


"Singular sobrenome que tem origem aparente em Castela e Extremadura. Em terras castelhanas, as principais linhagens se radicaram nas províncias de Salamanca e Ávila. Na Extremadura se encontram linhagens de destaque em Miajadas, Moraleja e Cáceres, na província de Cáceres, e na província de Badajoz. Atualmente o sobrenome se encontra distribuído em toda a Espanha e América Latina.

São pessoas de destaque na história do sobrenome: Antonio Tadeo, comissário de guerra; Francisco Javier Tadeo Cerezo, oficial-mór do Exército; ambos tendo vivido entre os séculos XVIII e XIX.

Tadeo é um sobrenome patronímico do nome castelhano homônimo."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...