sexta-feira, 12 de junho de 2015

A Capoeirinha

Trecho extraído de: PATRIOTA, Annibal. Rememória: projeto de revisitação do tropeirismo no Sul do Brasil. Porto Alegre: Globo, 1995, p. 63


"Na altura do Capão do Leão, logo depois que se sai do Descanso, há uma taberna no entrocamento da estrada que vai ao Cerro das Almas. Parada obrigatória dos viajantes, onde um vermouth escuro e alguns nacos de queijo dão alívio aos corpos cansados dos tropeiros. Desde os tempos do antigo João Cunha, dos arrozais na encosta do morro, foi aberto ali perto uma capoeirinha, que é usada para descanso dos cavalos. Nos fundos da capoeirinha, existe um tipo de curral formado pela densa vegetação, onde deixavam o gado. 
Fazendo questão de pernoitar ali, caso a tropa tivesse chegado no fim da tarde, a capoeirinha era escolhida como o acampamento ideal. Ora era disputada com os ciganos que também tinham sua preferência pelo local. Contam os antigos tropeiros que a capoeirinha era d'um formato estranhamente circular, coberta por uma relva macia. Via-se a descoberto no solo restos de louçaria e de pequenos santinhas católicas quebradas - o que faz concluir que em tempos de outrora estivesse erguida uma choupana ou casa de habitação."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...