quarta-feira, 15 de abril de 2020

Famílias nobres da Espanha - Parte 08


Livre adaptação da obra: PIFERRER, Francisco. Nobiliario de los Reynos y Señorios de España. Madrid: La Redaccion, 1857. 

Fontes consultadas para adições: https://es.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Portada
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

141. Ruiz de Apodaca

A linhagem tem origem numa antiga casa de infanções de Apodaca, próxima a Guernica, em Biscaia. Aparentemente o iniciador da linhagem foi Alvaro Ruiz, cavaleiro biscainho que participou da conquista de Baeza ao comando de Lope Diaz de Haro, senhor de Biscaia. O solar desta parentela foi construído em Cigoitia, na província de Álava.

142. Valdívia

A linhagem tem origem nas Montanhas de Valdívia, nas terras da cidade de Aguilar de Campos, província de Valladolid, região de Castela e Leão.

143. Bringas

A linhagem tem origem na zona montanhosa do antigo senhorio de Biscaia. O fidalgo mais conhecido deste tronco foi Sancho Martín de Bringas, capitão-lanceiro do exército de Henrique II de Castela (reinado de 1369 a 1379), que participou do assalto e rendição do castelo de Vilches, em Jaén, e posteriormente em alguns ataques contra Granada. Foi condecorado como membro da Ordem de La Banda. Um descendente seu, Alonso de Bringas, também esteve presente na conquista final de Granada, em 1492.

Um dos primeiros solares espanhóis na América levava a denominação "Bringas" e foi erigido no México.

144. Haedo

No vale de Carranza, na região de Las Encartaciones de Biscaia, existe um povoado denominado Haedo, de onde procede esta linhagem. Tem-se notícia de um García de Haedo no século VIII, sendo o mais antigo portador do sobrenome já registrado.

Os Haedo tem parentesco com as linhagens de Santisteban, Matienzo, Bringas e Terreros. Uma importante ramal da ascendência dos Haedo estabeleceu-se na Sardenha, em tempos medievais.

145. Terreros

A linhagem procede do vale de Trucios, na região de Las Encartaciones de Biscaia. As principais ramais do tronco primevo espalharam-se em Biscaia e Leão.

146. Peña

A linhagem tem origem em Oto de La Peña, um dos cavaleiros citados na corte do lendário rei Garcí-Ximénez de Sobrarbe (reinado de 724 a 758). Embora apareçam séculos mais tarde outros fidalgos com este sobrenome em toda a Península Ibérica, os documentos indicam que o solar de origem da família estava na região de Las Encartaciones de Biscaia.

147. Calleja

A linhagem tem origem na região das Montanhas de Burgos.

148. Castellá

A linhagem tem origem em Ramon Castellá, procedente de Bilbao, que prestou serviços ao rei Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276) na conquista da cidade de Huesca e na campanha de Valência. Por isso, recebeu o senhorio da aldeia de Panises.

149. Cascall

A linhagem tem origem no cavaleiro catalão Juan Cascall, que prestou serviços ao rei Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276) nas diversas campanhas contra as taifas muçulmanas no sul da península. Por isso, foi agraciado com o título de alcaide do castelo de Andilla.

150. Castelbó

A linhagem tem origem na Catalunha e na época do rei Pedro II de Aragão (reinado de 1196 a 1213) há o registro do fidalgo Arnao de Castelbó em sua corte. Em seguida, durante o reinado de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276), também se documenta outro fidalgo com esta alcunha, Pedro de Castelbó, que participou ativamente das campanhas militares aragonesas no sul da península.

151. Castelló

A linhagem já se inicia com os irmãos Jaime e Roque Castelló, militares da corte do rei Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276). Jaime participou da campanha da conquista de Valência, tendo perecido em batalha. Já Roque, no comando de uma fragata, apoderou-se do castelo de Benidorm, recebendo por isto, títulos e terras e inaugurando o tronco fidalgal.

152. Castells 

A linhagem tem origem catalã e seu primitivo solar estava no povoado de Cubells. No reinado de Jaime I de Aragão (de 1213 a 1276), Juan de Castells participou da campanha de conquista de Valência, recebendo por isso títulos e terras.

153. Castellvi

A linhagem tem origem num cavaleiro francês de nome Luís Castellvi, que passou à Catalunha no fim do século X, num exército de apoio enviado por Lotário da França (reinado de 954 a 986), composto por tropas ibéricas, francas e borgonhesas, em socorro do conde Borrel II de Barcelona (suserano de 947 a 992) contra um ataque árabe. 

Na época do rei Jaime I de Aragão (reinou de 1213 a 1276), destacam-se o fidalgos Benito e Guillermo Castellví, que estabeleceram importantes ramais no sul da península.

154. Castro

A linhagem tem origem em Fernando Sanchiz, senhor da Casa de Castro de Aragão, e que teve por filho Felipe Fernandez de Castro, que se destacou na corte de Pedro III de Aragão (reinado de 1276 a 1285). 

Vale lembrar que esta é a linhagem aragonesa do sobrenome, havendo outras linhagens distintas em toda a Península Ibérica.

155. Castro

Esta outra linhagem do sobrenome tem origem em Enrique de Castro, cavaleiro nascido em Burgos, que participou das campanhas de conquista de Múrcia e Orihuela, no século XIII.

156. Catalá

A linhagem tem origem em Raimundo Catalá, nobre da corte do rei Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276).

157. Monsonís

A linhagem tem origem em Jaime Catalá, alcunhado de Monsonís, parente do fidalgo Raimundo Catalá (descrito no item anterior), que também se destacou na corte do rei Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276), principalmente nas campanhas de Reconquista desta coroa.

158. Caba

A linhagem tem origem em Pedro Caba, natural de Pau, na Catalunha, que foi cavaleiro e conselheiro militar dos reis Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276) e Afonso X de Castela (reinado de 1252 a 1284). De ambas as coroas foi agraciado com títulos e terras.

159. Trujillo

A linhagem tem origem em Aragão, e seu solar primevo foi erigido em Jerez de la Frontera.

160. Molina

O infante Dom Afonso, filho do rei Afonso IX de Leão (reinado de 1188 a 1230) e sua esposa Berenguela de Castela, casou-se quatro vezes. Um de seus consórcios foi com Mafalda Perez, senhora da vila de Molina. Como era costume na época, o marido adquiria o direito sobre os feudos da esposa e Dom Afonso assim o fez e incorporou o nome da vila de Molina ao seu. 

Num casamento posterior, Dom Afonso uniu-se a Dona Mayor Afonso de Meneses, e um dos seus filhos foi María de Molina y Meneses, que viria a ser rainha-consorte de Sancho IV de Castela (reinou de 1284 a 1295) a partir do ano de 1282.

A linhagem que tem origem em Dom Afonso, Infante do Reino de Leão, tem profunda ligação com a linhagem dos Lara. 

Os títulos dos marquesados de Ballestar, Villafuerte, Ureña e Huerta, além do condado de Saucedilla, pertenceram a membros desta família.

Sobrenome Miranda


"MIRANDA - Sobrenome português toponímico. Provém do latim, do verbo 'mirare', significando 'aquilo que deve ser admirado, olhado, contemplado'.

Os Miranda primitivos tomaram o nome da cidade de Miranda, onde tiveram a alcaidaria-mór. L. de Salazar informa: 'Um cavaleiro da Casa de Ponce de León povoou nas Astúrias e deu origem à linhagem Miranda, sendo Albar Diaz de Miranda o primeiro sobrenome que se recorda."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 17 de Setembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Gama


"GAMA - Segundo Leite de Vasconcelos, o sobrenome de Vasco da Gama provém de lugar, isto é, denominação de acidente geográfico. Primitivamente foi alcunha. Gama é 'fêmea do gamo'. De Vasco da Gama é descendente o Marquês de Nisa, o Conde de Vidigueira e o Almirante do Mar Índico. Os Gama procedem de Álvaro Annes da Gama, do tempo do rei Dom Afonso III. O solar original da família ficava em Olivença."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 09 de Janeiro de 1992, pág. 02

Sobrenome Alencar


"ALENCAR. - Toponímico. Provém de Alenquer, que significa 'templo dos alanos', um povo germânico que invadiu Portugal.

Alencar é localidade do Ceará.

Personalidades: Alexandrino Faria de Alencar foi almirante brasileiro (1848-1926); José Martiniano de Alencar, político brasileiro (1794-1860), seu filho, do mesmo nome (1829-1877) foi grande romancista; Mario Cochrane de Alencar, filho do precedente, também foi escritor (1872-1925); Menton da França Alencar, médico brasileiro (1843-1893)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 28 de Maio de 1990, pág. 03

Aldina Joaquina da Cunha Reis


"Passamento

Hontem falleceu n'esta capital a exma. sra. d. Aldina Joaquina da Cunha Reis, viuva do commerciante Cunha Reis.

Os nossos pezames á respectiva familia.

- As cerimonias do enterramento effectuaram-se hoje, á tarde."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 29 de Julho de 1891, pág. 01, col. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...