quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Incidente com o cônsul norte-americano


"Na cidade do Rio Grande

CONFLICTOS E FERIMENTOS NO POLYTHEAMA - O JORNAL MARUI - PRISÃO DO CONSUL AMERICANO

Em a noite de 12 do corrente, na cidade do Rio Grande, antes de começar o espectaculo da companhia Furtado Coelho, que trabalha no Polytheama (representação do Mestre de forjas), o consul dos Estados Unidos ali residente, sr. Bekford Mackey, desfechou o revólver contra Tadio Amorim, proprietario do semanario caricato Marui.

O facto tem despertado vivo interesse entre a população rio-grandense, e admira-nos que o telegrapho não o tivesse communicado a esta capital.

✤✤✤✤✤✤✤✤

Os jornaes que temos á vista narram differentemente o occorrido, mas todos mostram-se sympathicos á causa do sr. Mackey, que é considerado e goza de todo o conceito entre a sociedade em que vive.

O Marui insultava constantemente áquelle representante de uma grande nação amiga, levando a injuria e a calumnia ao ponto de envolver até a familia, ausente, de quem vive em terra hospitaleira.

No dia da lamentavel occorrencia, o sr. Mackey vio-se tôrpemente atacado.

Á noite, foi ao Polytheama.

Estava sentado no salão quando entrou Thadio Amorim, que, segundo um collega do Rio Grande, dirigio provocações ao sr. Mackey.

Acto continuo, este aggredio-o, fazendo uso de uma fraca bengala.

Thadio repellio, tambem armado de bengala.

Então, o consul americano tirou do revólver e aturdidamente desfechou-o a queima-roupa sobre o homem que tanto o provocava.

Duas balas empregaram-se, e uma outra foi ferir em uma mão o sr. Porphyrio Alves da Silva.

Thadio tentou igualmente desfechar o seu revólver, mas foi contido por grande numero de pessoas.

Imagine-se quantas desgraças poderiam ter occorrido, na sala de um theatro litteralmente cheio.

Felizmente, além do desastre de que foi victima o cidadão Porphyrio, as muitas pessoas presentes não soffreram senão um grande susto.

✤✤✤✤✤✤✤✤

A policia que estava no Polytheama deu voz de prisão ao sr. Mackey, mas o sr. Luiz Fraeb, consul do imperio germanico, conduzio-o de braço.

Mackey compareceu immediatamente á presença da autoridade policial e entregou-se á prisão, sendo recolhido ao quartel do 17o. batalhão de infantaria.

Thadio, apezar de ferido, perseguio-o na rua, tentando assassinal-o.

Consta que o dr. juiz municipal do termo requereu a prisão d'esse individuo.

✤✤✤✤✤✤✤✤

O corpo consular, os representantes da imprensa, funccionarios publicos e grande numero de pessoas respeitaveis da localidade têm visitado o representante dos Estados-Unidos.

O dr. João de Miranda Sobrinho offereceu-lhe espontaneamente os seus serviços de advogado.

✤✤✤✤✤✤✤✤

Narramos os factos, rapidamente, conforme nol-os transmittem os dignos collegas da imprensa do Rio Grande.

Não os presenciámos, não conhecemos a folha de Thadio nem os seus habitos."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 18 de Abril de 1885, pág. 01, col. 03

"RIO GRANDE

9 de Junho:

- Pelo tribunal do jury foi unanimente absolvido o cidadão Beckford Mackay, consul dos Estados-Unidos, ali residente, submettido a processo por haver tomado publicamente um desforço pessoal contra Thadio Amorim, pelas tôrpes aggressões que este lhe dirigio em um pasquim impresso.

Foi seu defensor o dr. Miranda Ribeiro.

Toda a imprensa dirige felicitações ao honrado funccionario estrangeiro - um moço de 23 annos - e toda a população exultou com o resultado do julgamento.

O cidadão Mackay recebeu as mais honrosas demonstrações de subito apreço e á noite foi alvo de uma enthusiastica manifestação.

Poucos dias demorou-se o sr. Mackay no Rio Grande depois do julgamento do jury, pois seguio para seu paiz natal no gozo de uma licença.

(...)"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 11 de Junho de 1885, pág. 01, col. 05


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...