quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Sobrenome Goroncy



GORONCY, GORANCY, GORĄCY, GORANSKI - sobrenome polaco que pode ter três possibilidades possíveis, sendo a primeira mais aceita e considerada provável. A seguir:

1. Um sobrenome metonímico que significa que significa quente, no sentido de alguém que mora num lugar de muito calor, ou de modo a descrever um traço de personalidade a alguém que é muito simpático, cordial, caloroso, apaixonado, vívido.

2. Um patronímico do nome eslavo-meridional Goran (significa homem da montanha).

3. Uma forma patronímica arcaica do nome grego Giorgios (Jorge em português) presente em algumas regiões da Europa Oriental e Bálcãs. 

As diversas formas do sobrenome podem ser encontradas na Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia, Croácia e demais países balcânicos, bem como nas regiões orientais fronteiriças da Alemanha e Áustria.

Sobrenome Vorseck



VORSECK eu acredito que seja próximo destas formas aqui: Worzyszek (polaca), Voříšek (tcheca), Worzischek (germanizada a partir do sorábio). Pois bem, o que encontrei a respeito do significado é que tem relação com uma palavra eslava para noz, fruta da nogueira. Não há um consenso sobre o quê em relação a noz. Mas, o sobrenome é dado como indicação geográfica, por exemplo: morador perto da nogueira. Também pode ser cultivador de nogueiras, ou aquele que coleta nozes. Por fim, a forma "Worjech" aparecia também como nome próprio masculino na Sorábia, podendo então ser um patronímico. 

Sobrenome Inhamuns



 Sobrenome de natureza toponímica, diretamente derivado do nome de uma fazenda.

Sobrenome encontrado no Nordeste do Brasil em 1939 pelo linguista norte-americano Gerald Moser. 

Fonte: MOSER, Gerald M. Portuguese Family Names. In: Glaber Review, parte IV, edição 01, Long Island/Nova York/EUA, 1965, pág. 147.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...