quinta-feira, 23 de julho de 2020

Sobrenome Pedroso


"PEDROSO - Sobrenome português toponímico. Significa 'lugar onde há muita pedra'. Os Pedroso são de Touro. Vieram ao Reino de Portugal no tempo do rei Dom Afonso V (1432-1481)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 05 de Novembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Loyola


"LOYOLA - Sobrenome português toponímico espanhol, de origem basca, de Guipúzcoa. A primitiva linhagem dos Loyolas vem do fidalgo Lópes de Murua. O primeiro que usou, entretanto, esse sobrenome foi Beltran de Loyola. Quem, todavia, deu maior realce ao sobrenome foi Santo Inácio, cujo nome completo era Iñigo Lopez de Recalde de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus, isto é, dos jesuítas e que nasceu em Loyola e faleceu em Roma (1491-1556). Etimologicamente a palavra vem do basco 'lloi', que significa 'lodo', e mais 'ola', que é sufixo. Significa 'lodaçal'."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 06 de Agosto de 1993, pág. 02

Sobrenome Cerejo


"CEREJO - Toponímico. De cereja. Designa o 'tempo ou a estação das cerejas'. Cerejo é uma freguesia do Concelho de Pinhel, Guarda, Portugal."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 21 de Junho de 1991, pág. 03

Acidente na Festa Junina de Santo Antônio em 1888


"Uma folha do sul da província relata o seguinte acontecimento, originado nos festejos de Santo Antonio:

Em a noite de 13, no Rio Grande, um portuguez de nome Antonio convidou quatro amigos para, conjunctamente com elle, festejarem Santo Antonio.

Metteram-se os cinco n'um carro com algumas duzias de foguetes e sahiram a percorrer a cidade, e n'uma das occasiões em que deitavam um foguete communicou-se o fogo aos outros, que explodiram immediatamente.

Quatro dos foliões ficaram muitíssimo queimados, constando que dois se acham em estado grave.

O carro ficou tambem muito damnificado."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 23 de Junho de 1888, pág. 02, col. 01
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...