domingo, 25 de fevereiro de 2024

A História dos Sobrenomes Alemães - Parte 03

 



Sobrenomes originários de um local de residência numa cidade, burgo ou feudo

Muitos nomes de famílias vêm de uma descrição da área onde ficava a casa ou terras da pessoa. Referimo-nos a esses nomes como "nomes de habitação".

Em muitos casos, foram desenhadas formações naturais de terreno, por exemplo, uma colina ou montanha (Berg), um prado (Wiese), uma árvore (Baum) ou um vale (Thal), mas também foram utilizados marcos criados pelo homem, como: um cemitério de igreja (Kirchhof), um caminho através do campo (Feldweg) ou um campo com pedras (Steinacker).

O sobrenome Lindemann (tília) nos dá um exemplo de nome que podemos concluir que veio de um homem que morava perto de uma tília. O Sr. Berghoff (fazenda da montanha) pode ter vivido em uma fazenda próxima ou em uma colina. E a família Ost (Leste) provavelmente morava no lado leste da aldeia.

Sobrenomes originários de casas e fazendas

Frequentemente, as pessoas não eram nomeadas com base na localização de sua residência, mas sim diretamente em homenagem à sua casa ou fazenda.

A partir dos século XII e XIII, casas e fazendas receberam nomes. Naquela época não havia nomes de ruas nem números de casas e grande parte da população era analfabeta. Com uma população crescente, tornou-se importante poder localizar as pessoas com exatidão, mesmo em pequenas aldeias. Em contraste com o desenvolvimento dos nomes de famílias, a denominação de casas e quintas tinha pouco a ver com ser ordenada pelas autoridades, mas tinha base prática.

Um benefício importante para os proprietários era uma visão clara de suas propriedades, direitos feudais, servos e benefícios. Isto permitiu uma administração mais fácil e uma melhor organização do serviço militar e o registro de quem era obrigado a servir.

As casa receberam, por exemplo, o nome de:

✤ Nomes de família de proprietários anteriores;

✤ Nomes de proprietários anteriores;

✤ Formas curtas de nomes próprios;

✤ Apelidos de proprietários anteriores;

✤ Nomes de profissões.

Por exemplo, se um agricultor chamado Franz Meyer vivesse numa quinta que recebeu do Sr. Stratmann, poderia acontecer que ele se tornasse conhecido na aldeia como Stratmann-Franz. O nome de família original era frequentemente esquecido.

Nesta época, o desenvolvimento da nomenclatura ainda estava sujeito a uma extensa reforma fundamental. Portanto, era perfeitamente possível que a família Meyer se tornasse a família Stratmann - o nome da família mudou devido à propriedade da fazenda.

Além disso, se alguém se chamasse Meyer poderia se transformar em Stratmann gennant Meyer (Stratmann chamado Meyer), devido à aquisição de um lote de terras. Embora existiam várias razões para este chamados "vulgonomes", manter o nome original da fazenda era comum.

Até hoje, esses nomes tradicionais de casas são frequentemente usados coloquialmente no campo. Geralmente isso é feito colocando o nome da casa na frente do nome (Franz Meyer da fazenda Stratmann é chamado de Stratmann-Franz).

Essa forma de criar nomes não era usada apenas nas aldeias. Em Mainz, por volta de 1332, aproximadamente 50% de todos os nomes de famílias eram nomes de casas.

As corporações frequentemente exibiam seu nome profissional ou símbolo de guilda na fronte do prédio-oficina. O padeiro (Bäcker) tinha um pretzel, o alfaiate (Schneider) tinha uma tesoura, etc. Então, se alguém procurasse um alfaiate, poderia simplesmente procurar o prédio com a tesoura, a Schneiderhaus (casa do alfaiate). O prédio geralmente mantinha seu nome quando o alfaiate se mudava e um novo inquilino se mudava.

Sobrenomes originários de locais de origem

O nome não precisava vir da residência atual da pessoa. Muitas vezes era o lugar onde eles se originaram, mas não viviam mais. O dono do nome original mudou-se para outro lugar e lá era conhecido apenas como Bremer (alguém de Bremen), Wiener (alguém de Viena) ou como Hamburguer (alguém de Hamburgo). Mas também países, regiões, rios, montanhas, pequenas cidades e aldeias deixaram os seus vestígios em nomes: Pohl (pode ter sido alguém da Polônia), Böhm (alguém da Boêmia), Schlesinger (alguém da Silésia), Bayer (alguém da Baviera), Hess (alguém de Hesse), Mosel (alguém da região do rio Mosela), Niederbüttel (alguém da aldeia Niederbüttel), e outros.

Frequentemente, os nomes de família não podem ser colocados em uma categoria clara. Muitas vezes, os nomes de habitações e os nomes de origem são difíceis de distinguir, para além do facto de muitas vezes existir mais do que um local de origem possível que possa ter sido a razão do nome.

Por exemplo, o Sr. Pohl poderia ter descendido de alguém que veio da Polônia, ou o seu antepassado pode ter vivido perto de uma poça (Pfuhl), um ponto baixo na terra onde a água se acumulava. E o nome da Sra. Mosel pode derivar de um ancestral que residia no rio Mosela, ou que pode ter se mudado para outra área do Mosela. Além disso, o nome Stein (pedra) é ambíguo. Pode estar relacionado a uma pedra ou penhasco como uma característica do local de moradia, ou a um local de origem chamado Stein (e há muitos deles).

Os nomes de família raramente nos fornecem informações precisas sobre a cidade de origem de um ancestral, mas podem nos dar pistas.

Fonte: https://www.beyond-history.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...