segunda-feira, 15 de julho de 2019

Histórico do Município de Antônio Prado/RS


"Antônio Prado foi a sexta e última colônia da imigração italiana, fundada em 1886. Sua população é composta quase que exclusivamente de imigrantes italianos, que ocuparam o sertão bravio da nossa terra, situada entre vales, rios e montanhas. Numa aventura gigantesca, os imigrantes enfrentaram o mistério da selva e, como intrépidos desbravadores, aceitaram o desafio de fundar a nova colônia.

Os imigrantes passaram por muitas dificuldades até que as primícias da nova terra, que o milho exuberante com suas espigas verdes sapecadas na brasa, viessem saciar a fome. A velha mãe logo o linho, a fim de, sem demora, poder tecer uma roupa para os filhos e para os lençóis, forros de cama e sacarias. Foi uma longa caminhada e até verem fumegar na velha panela a saborosa polenta, um banquete inesquecível.

Os imigrantes italianos e seus descendentes: trabalhadores ordeiros, souberam fazer progredir a colônia, até que o Governo do Estado, pelo Decreto no. 230 de 11 de fevereiro de 1899, separou a colônia de Antônio Prado de Vacaria, constituindo um município autônomo, instalado em 25 de março do mesmo ano, tendo como primeiro intendente o Sr. Inocêncio de Matos Miller.

O nome Antônio Prado, atribuído à nova colônia foi uma homenagem a Antônio da Silva Prado, fazendeiro paulista, que como Ministro da Agricultura da época pugnou no parlamento a favor da imigração e instalação de núcleos coloniais no Rio Grande do Sul.

Antônio Prado prosperou e em pouco mais de uma década conquistou sua independência política e econômica, transformando o pequeno núcleo de imigrantes num município rico e progressista."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 07 de Dezembro de 1998, pág. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...