quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Histórias Curiosas XXXI

Equipe do Ministério da Saúde na época do governo José Sarney foi mandada para o interior da Paraíba para prestar serviços básicos a uma comunidade rural em pleno sertão. Entre clínicos, pediatras, ginecologistas, dentistas, enfermeiros e assistentes sociais, uma parte da equipe foi encarregada de organizar encontros com as mulheres da comunidade para lhes explicar sobre temas gerais de saúde e métodos contraceptivos - dado a taxa de natalidade na região ser alta, bem como infelizmente a mortalidade infantil.

Os encontros acontecem à noite no salão de uma comunidade católica e, entre várias palestras e debates, uma enfermeira explica às mulheres presentes o uso do preservativo masculino (camisinha). Para exemplificar, a enfermeira abre um pacote de camisinha e pega um cabo de vassoura, demonstrando como se deveria colocar o preservativo, ao desenrolá-lo calmamente no cilindro de madeira. Após assegurar que as mulheres haviam entendido como se usava a camisinha, a enfermeira se dá por satisfeita e parte para outras questões também importantes da saúde feminina.

Findada a missão de saúde naquela região, a equipe retorna ao seu local de origem. Um ano se passa e o Ministério organiza uma nova visita aquela comunidade. Praticamente a mesma equipe parte de novo. Observa-se porém que, embora alguns resultados tenham sido satisfatórios em relação à visita que tinha sido feita no ano anterior, o alto índice de natalidade segue, com a maioria das mulheres adultas novamente grávidas ou que tinham tido bebês muito recentemente. 

Incrédula, a enfermeira responsável pela campanha dos contraceptivos procura a mulher que era a líder local da comunidade e que tinha demonstrado especial atenção às suas orientações exatamente um ano antes. A mulher é encontrada e pasmem também grávida. A enfermeira pergunta:
- A senhora lembra daquele nosso encontro que eu falei do uso da camisinha e demonstrei como se coloca a camisinha com o cabo de vassoura? A senhora e as outras mulheres não fizeram tudo direitinho como eu pedi.
- Ah dôtora, fazer a gente fez, mas acho que a "simpatia" que a senhora ensinou não deu certo, não! Olha ali no canto da cozinha, as vassouras estão todas de camisinha, mas mesmo assim eu "peguei" barriga. Dá certo não, dôtora!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...