terça-feira, 16 de agosto de 2022

Pedro Bordallo



"Por telegramma de Piratiny, recebido no Rio Grande, sabe-se haver ali fallecido, no dia 8, a esposa do sr. Abel Gonçalves da Silva Passos, filha do tenente-coronel Costa Filho.

✤✤✤✤✤

Falleceu em Pelotas o sr. Pedro Bordallo, que, no dia 8, conforme se vê de uma nossa noticia de hontem, foi victima de um desastre, caindo do cavallo em que montava e batendo com a cabeça sobre uma pedra.

✤✤✤✤✤

Em S. Gabriel falleceu, depois de prolongado soffrimento, que a reteve por quasi tres mezes no leito, d. Eduvirges Cama, esposa do cidadão José de Medeiros Germano, negociante d'aquella praça.

Contava 26 annos."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 15 de Junho de 1893, pág. 02, col. 05

Alfredo Rodrigues Fernandes Chaves



"Foi n'estes termos que a
Gazeta de Notícias do Rio consignou o passamento do mallogrado dr. Alfredo Chaves:

'Na fazenda de Santa Rita, Estado de Minas Geraes, falleceu hontem o conselheiro Alfredo Rodrigues Fernandes Chaves, natural do Rio Grande do Sul.

Descendente de uma importante familia, que gozava de prestigio n'aquelle Estado, o conselheiro Alfredo Chaves, feitos os seus estudos de humanidades e formado em direito pela faculdade de São Paulo, preferiu fixar residencia n'esta capital e filiar-se ao partido conservador fluminense, sob a direcção do sr. Paulino de Souza.

Foi extremamente dedicado ao seu partido, e inolvidaveis são os serviços que a elle prestou. Na assembléa da então província do Rio, membro da representação fluminense na camara dos deputados em varias legislaturas, distinguiu-se sempre pela sua correcção partidaria, pela fiscalisação assídua dos dinheiros publicos, tomando parte na discussão do orçamento da agricultura, especialmente nos serviços concernentes á immigração e colonisação. N'este assumpto era incontestada a sua competencia, revelada com grande vantagem no cargo de inspector geral da immigração e colonisação.

Os primeiros lineamentos d'estes serviços foram lançados sob a sua direcção, de tão fructuosos resultados para a administração publica. Ainda hoje muitos beneficios d'ella são colhidos.

Em 1885, a sua figura destacava-se como uma das primeiras influencias do partido conservador, e o seu nome entrou na composição do ministerio de 20 de agosto, presidido pelo barão de Cotegipe, que inaugurava a situação conservadora, indo o conselheiro Alfredo Chaves occupar a pasta da marinha.

D'esta pasta passou mais tarde para a da guerra, da qual retirou-se em virtude da questão militar.

Estão bem frescos na memoria dos brasileiros todos os attritos e accidentess que se déram na administração da pasta da guerra pelo conselheiro Alfredo Chaves, para que os reproduzamos n'este momento.

O distincto brasileiro fez parte da lista triplice de que foi escolhido senador pelo Estado do Rio de Janeiro o sr. conselheiro Thomaz Coelho.

São estes os traços mais importantes da vida do conselheiro Alfredo Chaves, que hontem se finou."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 05 de Junho de 1894, pág. 02, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...