domingo, 8 de outubro de 2017

José Vieira da Cunha


Por Fernando Osório

"Nasceu na cidade de Pelotas, em agôsto de 1860, era filho do Dr. José Vieira da Cunha e de D. Joanna Jacintha de Mendonça. Estudou na Faculdade de Direito de S. Paulo, terminando o curso acadêmico em 1881. Foi contemporâneo de Julio de Castilhos, que o considerava não só pelo brilhante talento como pelo caráter de fina têmpera. Tinha dotes inegáveis de orador e, em sua fase acadêmica, fêz belos versos repassados de saudade e doce melancolia.

Regressando à Província, desempenhou o cargo de promotor da cidade do Rio Grande, exercendo aí mais tarde o juizado municipal. Quando completou o quatriênio, foi nomeado Juiz de Direito de D. Pedrito, deixando êsse lugar para assumir a chefia de polícia, na presidência do Barão de Santa Tecla. Como tivesse aderido com sinceridade à República, desde a sua proclamação, foi nomeado Juiz de Direito do Arroio Grande, passando, na reorganização que se fêz, para a comarca do Rio Grande, donde saiu para ocupar as posições que exerceu, desde a promotoria pública até ao alto cargo de Desembargador, que honrou com o seu vasto saber e reto espírito de justiça. Por motivo de saúde aposentou-se e abriu escritório de advocacia na terra em que nasceu.

É escusado dizer que as mais importantes causas que se pleiteavam então no fôro de Pelotas, iam parar à banca do ilustre advogado, tão querido e tão acatado pelo seu talento e altas virtudes. Infelizmente a morte o levou a 22 de abril de 1897, em pleno viço dos anos, quando êle tinha diante de si um futuro risonho."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...