quarta-feira, 18 de março de 2020

Sobrenome Maranhão


"MARANHÃO - Sobrenome português. Este sobrenome também existe na Espanha, em Navarra, como MARAÑON. Provém de 'maranha' (no português) e 'maraña' (no espanhol), que significa 'fios ou fibras enredadas.

Vale ressaltar que existe uma vertente brasileira deste sobrenome, com origem distinta e natureza toponímica. Jerônimo de Albuquerque, comemorando a conquista do Maranhão, incorporou-o ao seu nome. Daí provém os Albuquerque Maranhão.

Por isso, pode-se ter tanto uma vertente portuguesa quanto uma vertente brasileira deste sobrenome, porém com origens distintas."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 27 de Agosto de 1993, pág. 02

Sobrenome Flores


"FLORES - Pode se referir ao plural de flores, tendo natureza toponímica, entretanto, pode ser um patronímico do antigo nome medieval 'Flolus' ou 'Floro'. Conforme acusa a Genealogia, os Flores de Portugal são procedentes de Salamanca, na Espanha, tendo se transferido ao reino lusitano durante a Idade Média."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 31 de Outubro de 1991, pág. 02

Sobrenome Cambaúba


"CAMBAÚBA ou CAMBAÚVA - Sobrenome brasileiro de origem tupi atestado desde o início do século XIX. Também nomeia uma árvore."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 19 de Novembro de 1990, pág. 03

Um caso feminino na Campanha Gaúcha do século XIX


"O Diario de Bagé dá a noticia que passamos a reproduzir:

'Vieram ao nosso escriptorio duas pobres moças e uma menina, irmã das mesmas, queixar-se de um attentado de que foram victimas e para o qual chamamos a attenção das autoridades, para que não se reproduza.

Moram essas moças em companhia de sua mãi, viuva de Caetano Ramires, nas margens do arroio Quebrachinho, proximo ao lugar denominado Olhos d'Agoa, e ahi possuem ha 19 annos um pedaço de campo e alguns poucos animaes vaccuns.

Um visinho das mesmas, de nome Heleodoro Quintana, que sustenta com ellas um litigio sobre o campo que possuem, busca todas as occasiões de hostilisal-as, afim de que desamparem o lugar em que vivem e elle possa d'esse modo ganhar o pleito sem sentença juridica.

Seriam 9 horas da manhã, achando-se a viuva n'esta cidade, onde viera comprar carne, seis homens acompanhados do mesmo Quintana bateram á porta do rancho onde tinham onde tinham ficado as moças, dizendo que iam ali passar busca, para descobrir os restos de uma terneira que diziam haver sido carneada pela viuva Ramires e suas filhas.

As moças recusaram-se a abrir, e, quando chegou sua mãi, os visitantes, que a tinham esperado, disseram-lhe a que vinham e o que queriam.

Como a viuva lhes perguntasse onde estava o mandado de busca e a ordem da autoridade, um dos recem chegados, ameaçando açoutal-a com um relho, disse-lhe que a autoridade era elle proprio, e invadindo todo o rancho violentamente, passaram minuciosa busca, não encontrando, porém, vestigio algum do animal de que se faltava."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 07 de Outubro de 1886, pág. 01, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...