quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Ricardo Lopes de Carvalho



"Em consequencia de uma febre typhoide falleceu no Rio Grande o estimavel cidadão Porfirio Nunes de Almeida, que occupava o lugar de administrador das capatazias da alfandega d'aquella cidade.

✤✤✤✤✤

Com 23 annos de idade finou-se, em Pelotas, a 14 do corrente, o cidadão Raphael Vieira da Cunha.

✤✤✤✤✤

Sabbado ultimo finou-se, n'esta capital, o cidadão Ricardo Lopes de Carvalho, portuguez e proprietario.

✤✤✤✤✤

Na capital federal falleceu recentemente, em consequencia de febre amarella, d. Maria Rico Rocha, viuva do nosso talentoso e mallogrado patricio Arthur Rocha.

✤✤✤✤✤

Em consequencia de um desastre cessou de viver, no Jacuhy, o joven João Maciel Corrêa Vasques, guarda nacional pertencente ao 7o. batalhão de infantaria e cunhado do tenente Joaquim Bernardino de Andrade Vasconcellos."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 20 de Março de 1894, pág. 02, col. 02

Henrique Guilherme Augusto Leitzke



"N'esta capital succumbiu hoje a exma. sra. d. Brizida Machado, veneranda mãi do nosso amigo Antonio José Leal Machado, a quem endereçamos pezames.

- A encommendação se realisa amanhã ás 9 horas, devendo o feretro sair da casa n. 15 da rua General Vasco Alves.

✤✤✤✤✤

Falleceu no Rio o dr. Manoel Victor de Souza Monteiro, bibliothecario da secretaria do senado.

O dr. Souza Monteiro contava 64 annos de idade e 12 de serviço na secretaria do senado. Antes exerceu os lugares de official maior do supremo tribunal federal e de delegado da inspectoria da instrucção publica.

✤✤✤✤✤

Em Pelotas finou-se o cidadão Manoel José da Silva, solteiro, contando 69 annos de idade.

Deixou testamento, que foi aberto perante o sr. dr. juiz districtal, e pelo qual se vê que instituiu seus testamenteiros os srs. Antonio Francisco da Rocha, Manoel José da Costa e Theodosio Fernandes da Rocha, os dois ultimos residentes actualmente em Portugal.

✤✤✤✤✤

O Diario da mesma cidade noticia:

'No dia 7 do corrente, falleceu, na colonia do Arroio do Padre, o estimavel cidadão Henrique Guilherme Augusto Leitzke, natural da Allemanha e que para aqui emigrou em 1869.

Aqui chegado como colono, e sem recursos alguns, conseguiu, á força de trabalho, apezar de ter uma numerosa familia, alcançar regular fortuna, que agora lega a seus filhos.

Deixa o respeitavel ancião uma decendencia de 59 pessoas, dos quaes 7 filhos, 49 netos e 3 bisnetos'.

✤✤✤✤✤

No Rio Grande falleceu d. Minervina da Silva Paes, mãi do sr. Alfredo da Silva Paes, empregado da mesa de rendas d'aquella cidade.

✤✤✤✤✤

No lugar denominado Secca, no Alto-Taquary, falleceu d. Amalia de Azambuja Pinto Menna Barreto, irmã do alferes João da Silva Pinto, sub-intendente municipal da cidade de Taquary, e esposa de Felisberto Fagundes Menna Barreto, que fez parte das forças revoltosas de Altenhofen."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 18 de Junho de 1894, pág. 02, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...