segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Sobrenome Sotero


"SOTERO ou SOTER - Sobrenome português. Do grego e significa 'salvador'. É um patronímico."

Fonte: A FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS),  11 de Março 1994, pág. 13

Marcos Camerini


"Falecimento

Faleceu, em Pôrto Alegre, a 8 do corrente mês, o sr. Marcos Camerini, que aqui residia ha muitos anos, sendo vastamente relacionado. O extinto, que contava apenas 33 anos de idade, deixou viuva a exma. sra. dna. Rosina Camerini, além de 3 filhos menores. Era filho d exma. Vva. Rita Camerini e irmão de dna. Ernesta c. Lucena e do sr. Francisco Camerini, êste representante local do Ministério do Trabalho.

Á familia enlutada, pezames."

Fonte: A E'POCA (Caxias do Sul/RS), 22 de Dezembro de 1940, pág. 04

Assassinato no jogo de mora


"Quadruplo assassinato

Na linha Jacintho, n. 27, região colonial do Cahy, se deu ha pouco um crime horroroso, na casa de residencia do colono Traversin Giuseppe, onde um grupo de italianos jogava o Mora.

É o caso que altercavam-se Martimbiamo Giovanni e Strapazzon Gaspari, quando interveiu o pai d'este, Strapazzon Prosdocimo, que, com um cabo de relho, feriu a Martimbiano na testa.

Accudiram, então, outras pessoas, desarmadas, em quem Strapazzon, já de faca em punho, foi vibrando golpes mortais, caindo sem vida Giomelli Giosafatti e Giomelli Vittorio, e prestes a morrer Giomelli Pedr e Strapazzon Gaspari, filho do assassino; esses dois feridos vieram a morrer pouco depois, em consequencia dos ferimentos recebidos.

O assassino foi preso e está sendo processado em S. João do Monte Negro."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 24 de Março de 1890, pág. 02, col. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...