sábado, 3 de outubro de 2020

Sobrenome Simas


"SIMAS - Sobrenome português. Pode ser de origem toponímica espanhola. Significa: 'cavidade subterrânea profunda'."

Fonte: A FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS),  04 de Março 1994, pág. 12

Antonio Luiz Antunes


"Falecimento

Faleceu, repentinamente, vitima de um ataque cardiaco, no dia 29 ultimo, na cidade de Vacaria, o 2o. Sargento-Motorista Antonio Luiz Antunes, da 2a. Cia. do 5o. B.C. da Brigada Militar, que ali se encontrava em serviço.

O seu falecimento, causou profundo pesar entre seus colegas e camaradas de Cia."

Fonte: A E'POCA (Caxias do Sul/RS), 01 de Janeiro de 1940, pág. 04

A orquestra fantasma da lagoa Iberá


"No Guarany de Uruguayana, encontramos a noticia infra:

Em 25 do mez passado começaram os trabalhos de exploração da lagôa Iberá, situada na visinha provincia de Corrientes, por uma commissão de engenheiros hydraulicos contratados pelo governo da provincia para aterrar ou esgotar a dita lagôa, que como se sabe occupa uma area de cerca de sessenta leguas de extensão.

Tres dias depois de iniciados os trabalhos, a commissão já tinha penetrado cinco leguas para o interior da mysteriosa região, tendo quasi sempre caminhado sobre grandes camadas de lodo secco e compacto, porem movediço, presumindo-se que por baixo exista agua e que a superficie lodosa tenha endurecido por effeito dos raios solares, que naquella zona são abrazadores.

Obrigados a pernoitarem dentro da lagôa, ouviram, alta noite, uns sons confusos, mas suaves, como de uma orchestra longiqua, que vivamente despertou-lhes a curiosidade, tanto mais que existem lendas, transmittidas de geração a geração, que fazem acreditar ser a lagôa habitada por gente desconhecida, e existir mesmo nella uma cidade cujos campanarios têm sido vistos, em dias claros, por alguns viajantes que tem passado por ali.

Não contando os engenheiros com esta surpresa, nem esperando internar-se tanto em tão pouco tempo, resolveram voltar atraz e irem a Posadas munir-se dos elementos necessarios, affim de continuarem seus trabalhos que estão chamando n'este momento a attenção de toda a provincia de Corrientes, como a chamarão em toda a America do Sul logo que tenham noticia d'esta maravilhosa exploração, que nos é communicada por um amigo de S. Thomé, que acompanha a commissão na qualidade de touriste.

Esperamos, poder continuar, a informar nossos leitores sobre este interessante acontecimento."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 12 de Novembro de 1890, pág. 01, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...