sábado, 7 de abril de 2018

Jantar Dançante dos 90 anos da Escola Barão de Arroio Grande

Divulgação.

Imigração em São Paulo - Parte 03


"Em São Paulo, os imigrantes instalaram-se nos bairros próximos às residências de seus contemporâneos ou em vilas operárias, conferindo distintos contornos culturais à geografia da cidade: os italianos se concentraram no Brás, Moóca e Bexiga; os espanhóis preferiram o Cambuci; os japoneses, a Liberdade; os portugueses se estabeleceram em Santana; os ucranianos ocuparam a região do ABC, e os alemães, buscaram as áreas distantes do bairro que hoje é Santo Amaro.

É preciso ressalvar que nem todos os imigrantes eram camponeses e miseráveis. Muitos eram artesãos ou comerciantes e alguns tinham recursos para se estabelecer com pequenas indústrias. Este foi o caso de Francesco Matarazzo, fundador das Indústrias Matarazzo, que começou a vida no Brasil negociando banha de porco e que, em pouco mais de trinta anos, comandava um complexo de 365 fábricas. Outros, como os Scarpa, por exemplo, ascenderam da condição de operário de fábrica de tecidos para a de industrial.

(...)

Os imigrantes foram responsáveis por mudanças cruciais na vida política, social e cultural do país, sobretudo no Estado de São Paulo. Além de colonizar as áreas da Região Sul e contribuir para a expansão da lavoura cafeeira, também são responsáveis por uma formidável expansão de atividades artesanais como a marcenaria, carpintaria, construção, ourivesaria, litografia, costura, etc. A mão-de-obra imigrante também foi a força propulsora da industrialização. E tiveram participação ativa na formação do movimento operário brasileiro: as greves que pipocaram em São Paulo, em 1910, e a greve geral de 1917, por exemplo, tiveram impressões digitais de italianos e espanhóis anarco-sindicalistas.

A vida cultural paulista, desde o início do século, incorporou tradições trazidas pelos imigrantes através de espetáculos teatrais, circenses, musicais, ou da introdução de novos hábitos, crenças e valores. Os imigrantes e seus descendentes, hoje, são parte integrante da paisagem cultural do Sul e do Estado de São Paulo."

Fonte: UMA América por fazer. Horizonte Geográfico - A emoção de descobrir o mundo. São Paulo, ano 13, número 67, p. 67.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...