sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Pedras do Capão do Leão na Argentina


"O Rio Grande do Sul vae fornecer pedras á Republica Argentina - Um syndicato inglez acaba de fechar contracto com o dr. Eduardo Traverssi, que há muito tempo explora as pedreiras de Capão do Leão, município de Pelotas, para o fornecimento de pedras á República Argentina.

Para esse fim, o referido syndicato manterá ali uma turma de 300 homens para proceder a extracção das pedras.

Como os leitores não devem ignorar, Capão do Leão representa uma das multiplas riquezas naturaes do nosso solo, como grande e inexgottavel jazida de pedra que é, a par do seu notavel progresso que dia a dia se desenvolve e toma impulso e incremento.

A referida pedreira já tem fornecido material para a construcção de grandiosas obras, não só no porto e cidade do Rio Grande como em Pelotas e, agora, para a Argentina."

Fonte:  A FEDERAÇÃO, 28 de novembro de 1924, p. 6, c. 3

"ARGENTINA

O arrendamento das pedreiras do Capão do Leão

BUENOS AIRES, 3 (A.A.) - (Pelo submarino). - A noticia de que um Syndicato Anglo-Argentino arrendou as pedreiras do Capão do Leão e Monte Bonito, no Rio Grande do Sul, causou optima impressão em todos os circulos, commentando-se este como o primeiro fructo da projectada linha da Companhia de Navegação Costeira, - pois, assim, ter-se-á assegurado o transporte de pedras a todas ás municipalidades do littoral argentino, que estão precisando e pagando preço carissimo."

Fonte: A FEDERAÇÃO, 03 de fevereiro de 1926, p. 4, c.5

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...