segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Sobrenome Xavier


"XAVIER - Sobrenome originalmente espanhol, mas com vertentes históricas em Portugal desde priscas épocas. É um toponímico relacionado ao Castelo de Xavier, na província de Pamplona, na Espanha. Origina-se do basco 'Etchaberri' e significa 'casa nova'."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 27 de Maio de 1994, pág. 03

Sobrenome Vulpio


"VULPIO - Sobrenome português. Origina-se do latim 'Vulpius' e significa 'raposa, astuto'."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 27 de Maio de 1994, pág. 03

Amália Haensel em Frankfurt


"Uma patricia

É com intimo prazer que reproduzimos, do nosso distincto collega Deutsche Zeitung, d'esta capital, as seguintes linhas relativas aos progressos musicaes alcançados no estrangeiro por uma digna rio-grandense:

'Temos diante de nós informações da imprensa de Frankfurt, de 23 de fevereiro, sobre o canto de uma moça d'esta cidade, realisado em uma matinée musical no conservatorio do dr. Koch, em a qual, a par de outras collaboradoras talentosas, ella tomou uma parte proeminente; é do segundo modo que se expressa a respeito o Frankfurter Zeitung.

Uma tarefa bem difficul tocou á d. Amalia Haensel, em ter de cantar a grande aria de Leonora do Fidelio; o valor da voz d'esta moça, junto á capacidade de representar, tem se aperfeiçoado de uma fórma que podemos constatar uma reproducção em todos os sentidos satisfactoria d'essa aria, que tão grandes esforços exige, e, si houve, com effeito, uma ou outra destoação, deve ser isto levado em conta de alguma excitação nervosa.

- Dando a palavra ao Frankfurter Journal, diz este, que os solos do programma do referido concerto entre outros a grande aria de Leonora, cantada por d. Amalia Haensel, de Porto Alegre, foram cantados de uma maneira verdadeiramente admiravel, tanto relativamente ás capacidades representativas, como ao talento e ao desenvolvimento artistico das partes, notando-se um grande progresso em o que diz respeito, tanto ao desenvolvimento da voz e ao poder sobre ella, como á pronunciada applicação de d. Amalia Haensel."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 04 de Abril de 1891, pág. 02, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...