sábado, 20 de março de 2021

Saque na Estação de Piratini



"Noticía o
Diario Popular de Pelotas, do dia 12:

'Os maragatos, sob a chefia de Carolino Amaral, os quaes, ha dous annos, infestam o municipio de Santa Izabel, ás 2 horas da madrugada, de sabbado, atacaram de surpresa a estação de Piratiny, depois de terem degollado, barbaramente, o nosso esforçado co-religionario major João Paulo Botelho e um cabo, sua ordenança.

O brioso destacamento do 3o. e 9o. d'infantaria da guarda nacional de Pelotas, que guarnece a Estação, repelliu com toda bravura, os atacantes, que, apóz duas horas de vivo fogo, retiraram-se.

Os maragatos eram em numero de cento e tantos homens, sendo a força legal de setenta e poucos, que houveram se de maneira digna de todos os encomios, commandada pelos nossos estimados amigos srs. tenente Democrito Rodrigues da Silva e alferes Francisco da Silva Barcellos.

Perdemos o sargento vago-mestre do 17o. de infantaria, que recebeu, no começo da acção, um ferimento de bala, na cabeça, sendo feridas duas praças do 9o. e uma do 3o. da guarda nacional do nome Francisco Gomes Vieira, que chegou, domingo, a esta cidade, onde falleceu ante-hontem.

Os rebeldes tiveram dous bandidos mortos e diversos feridos.

Como succede sempre, os libertadores saquearam completamente a estação, onde achavam-se algumas bagagens de officiaes do 17o., roubando d'uma mala 500$000, pertencentes a um d'elles, algum dinheiro do chefe da estação e toda a roupa que encontraram.

Os bandidos, depois de tentarem prender fogo na estação e na ponte, procuraram, com insistencia e interesse, o brioso alferes quartel-mestre do 17o., sr. Coelho, que ali havia chegado, no mesmo dia, com 20 e tantos contos, para seu batalhão, e o qual escapou-se milagrosamente, recebendo uma descarga.

Da estação foram os maragatos desalojados por uma pequena força do 3o. da guarda nacional, ao mando do alferes Francisco da Silva Barcellos, que conduziu-se com irreprehensivel bravura e muito sangue frio."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 16 de Fevereiro de 1895, pág. 01, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...