terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Rádio Federal FM de Pelotas


"Pioneirismo chega aos 25 anos

A Rádio Federal FM da UFPel completa amanhã 25 anos de funcionamento. Criada em 08 de Janeiro de 1981, a emissora é a primeira rádio educativa a transmitir em frequência modulada no Rio Grande do Sul, Caracterizada por uma programação musical diferenciada, a Federal FM também cumpre suas missões de educar e de difundir a cultura na região de abrangência da Universidade.

Foi em 1976 que foram dados os passos decisivos para a criação da emissora. No começo daquele ano, o então reitor da UFPel, Delfim Mendes Silveira, procurou por José Maria Marques da cunha e o convidou para montar a rádio, após duas tentativas frustadas de criação.

Aceito o convite, o futuro primeiro diretor da rádio manteve um contato com o engenheiro do então Dentel, órgão que regulava as telecomunicações no país, Antônio de Assis Brasil, natural de Jaguarão, para dar a partida no processo de criação. O destino da Cosmos FM estava traçado e seu surgimento delineado. O projeto da rádio da UFPel foi incluído no Plano de Distribuição de Canais da época. E foi ainda em 1976 que a Reitoria da UFPel recebeu a informação da concessão do canal para a rádio. Estava completa a pedra de alicerce da Cosmos FM, primeiro nome da emissora.

Local

Instalada em prédio na entrada do campus do Capão do Leão, estava resolvido o primeiro problema para que a emissora fosse ao ar. O segundo passo foi a importação de um transmissor de dez quilowatts da marca Harris, oriundo dos Estados Unidos, que até hoje lança no ar a programação da rádio.

Foi na gestão do reitor Ibsen Stephan que a rádio foi inaugurada. Na época, o pró-reitor de Extensão era José Passos Magalhães. O então pró-reitor administrativo da Universidade, Laudo Nunes, teve participação fundamental no processo de importação do transmissor, conforme declarou o primeiro diretor, José Maria Marques da Cunha.

Antes de ir definitivamente ao ar, a Cosmos FM passou por período experimental de funcionamento, no segundo semestre de 1980, quando transmitiu do último andar da Faculdade de Odontologia, no centro de Pelotas. No primeiro mandato do reitor César Borges, a emissora passou a ficar ligada à Coordenação de Comunicação Social da UFPel r não mais à Pró-Reitoria de Extensão e ganhou um novo nome, Federal FM.

Dirigiram a rádio, desde sua criação, José Maria Marques da Cunha, Sebastião Ribeiro Neto e João Manoel Cunha. O atual diretor é o jornalista Roberto Engel."

Fonte: DIÁRIO POPULAR (RS), 07 de Janeiro de 2006, pág. 11
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...