quarta-feira, 14 de julho de 2021

Der Orangenschälen



"O DESCASCAR-LARANJAS ('Der Orangenschälen')

Costume ido, quase esquecido e já fora do testemunho da geração na adolescência. Regista-se no acervo de lembranças de teuto-brasileiros que dobram a esquina dos trinta anos: 'nas safras de laranjas e de tangerinas (anotamos que tangerina também conhecida por bergamota e mexerica) era comum ajuntamento de pessoas nos galpões dos engenhos da fabricação de açúcar. Tratava-se de reunião para descascar laranjas. O fim era fazer o dôce chamado em alemão 'MUS': purê de caldo-de-cana com frutas.

Nos tempos do acontecimento do 'ORANGESCHÄLEN' a fabricação do 'MUS' se não era de laranjas era de tangerinas. Nos dias que correm faz-se com goiaba e banana, e misto de carambola com laranja.

O ajuntamento de pessoas para fazer 'MUS' constituía uma atração para os adolescentes. O trabalho era alegre e regado com goles de KIMMEL e de cachaça com o caldo-de-cana quente. A época fria do ano contribuía para o consumo das bebidas. A reunião era alegre, os adolescentes cantavam as canções populares aprendidas na escola alemã ou nos lares. Entre as canções haviam as que chegaram com os pioneiros do povoamento da região, provávelmente, algumas ainda da remotíssima coleção dos 'LIEDS' do Folk Germânico.

Entre as muitas lembram-se que cantavam as seguintes: (1) - HEIDENRÖSLEIN, (2) - AM BRUNNEN VOR DEM TORE, (3) - DIE MÜLLERS FRAU, (4) - DIE PFLAUME UM BAUME, (5) - KOMMT EIN VOGEL GEFLOGEN, (6) - DER FASSBINDER.

São canções já esquecidas por muitos e nem conhecidas por grande parte dos adolescentes desta geração. Anotamos ainda os seguintes nomes de canções: (7) - DIE DREI LILLIEN, (8) - GOLD UND SILBER, (9) - ANNCHEN VON THARAU, (10) - IN EINEM KÜHLEN GRUNDE, (11) - ACH, WIE IST'S MÖGLICH DANN.

Quando os cantos não divertiam ritmados pelos calores do quimel de fabricação caseira, os mais idosos contavam trechos de histórias que sabiam ou mesmo a história dos dias difíceis diante da mata com seus habitantes. Fôsse pelo quimel animador, cantando ou ouvindo histórias, a grande animação, o grande motivo, era o baile que encerrava a reunião para descascar laranjas. O baile era apelidado de 'MUSBALL' o que queria dizer: O Baile-do-purê. Uma vez que 'MUS' é um dôce em ponto de purê. O baile era agradecimento do dono do engenho-de-açúcar, geralmente, o dono do 'MUS'.

'Der Orangeschälen' ou seja o acontecimento da reunião para descascar laranjas dêsde alguns anos passou para o acervo das lembranças. Já não acontece."

Fonte: JAMUNDÁ, T.C. Nosso folclore...do folk teuto-brasileiro. IN: COMISSÃO CATARINENSE DE FOLCLORE. Boletim Trimestral, n. 22. Florianópolis/SC: Imprensa Oficial de Santa Catarina, 1956, pág. 07-08.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...