terça-feira, 9 de abril de 2019

Gaspar Silveira Martins no Capão do Leão em 1878


"Á sua chegada á cidade de Pelotas, os Exms. Srs. marquez do Herval e Dr. Gaspar da Silveira Martins tiveram a mais brilhante e estrondosa recepção.

No Capão do Leão, onde eram esperados desde manhan por algumas distinctas familias e cavalheiros da primeira sociedade, foram recebidos com as mais significativas demonstrações de regosijo, indo ao seu encontro, até além do passo, muitas senhoras, a cavallo, empunhando bandeiras brancas com o nome dos dois proeminentes vultos da actualidade.

Mal se souba, por uma girandola, da approximação de SS. EExs. o povo em massa se dirigiu a pé, de carro e de bond, até ao ponto terminal da linha, onde em poucos instantes se agglomerou uma concurrencia extraordinaria.

Ali, chegando, SS. EExs. foram saudados com delirante enthusiasmo e abraçados por seus amigos, proferindo os vivas do estylo e muito digno presidente da camara municipal Sr. João Theodosio Gonçalves.

N'aquelle logar, transportaram-se SS. EEx. do carro de viagem para uma magnifica caleça, de antemão preparada para esse fim.

A entrada na cidade foi de um effeito magestoso."

Fonte: O CRUZEIRO (RJ), 14 de Fevereiro de 1878, pág. 02, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...