segunda-feira, 29 de julho de 2019

Sobrenome Zuleta


"Segundo o 'Dicionário Hispano-americano de Heráldica, Onomástica e Genealogia', o cronista Francisco de Lozazo assinala que este sobrenome é originário de Guipúzcoa, e Francisco Zazo y Rosillo que é do senhorio de Viscaya, mais especificamente.

Dom Endika de Mogrobejo, autor da obra supracitada, recolha a informação que igualmente no ano de 1547, uma linhagem com este sobrenome se radicou na cidade de Orduña, em Viscaya.

Francisco Fernández de Bethencourt indica que este sobrenome teve um solar na localidade de Las Cabezas de San Juan, em Sevilha, de onde outro ramal passou a Jerez de La Frontera. Com parentesco e descendência da Casa de Reales, outro ramal da alcunha se estabeleceu na localidade de Navajeda, Trasmiera, Cantábria, no princípio do século XVI. Portanto, inaugurou-se a linhagem Zuleta de Reales.

Nobres que fizeram parte da Ordem de Santiago: José de Zuleta de Reales y de Avila, natural de Sevilha, em 1646; Gabriel Francisco, García Francisco e José Antonio Zuleta de Reales y de Córdoba, todos os três naturais de Sevilha, em 1695.

Por outra parte, no Arquivo Geral Militar de Segóvia, se custodiam os seguintes militares: José Zuleta, Cadete de Artilharia, 1813; José Zuleta, Infantaria, 1824, nobre; Polión Zuleta y Carnicero, Guarda Civil, 1826; Manuel Zuleta del Castillo, Infantaria, 1833, nobre.

O sobrenome procede do substantivo basco zulueta, cujo significado é 'lugar de cavernas', 'lugar de grutas' ou 'lugar de muitas cavernas' (por extensão)."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...