segunda-feira, 29 de julho de 2019

Sobrenome Aznárez


"Segundo assinala Roberto Faure, um dos co-autores do 'Dicionário de Sobrenomes Espanhóis', o sobrenome Aznárez é a forma patronímica do nome próprio Aznar, bastante frequente e bem distribuído na Espanha. Aznar, por sua vez, procede de um antigo nome pessoal que esteve muito difundido em Aragão durante a Idade Média. Sua etimologia tem sido muito discutida. 

Alguns autores defendem a tese que o nome Aznar é derivado do antigo nome latino Asinarius. Já outros opinam que o nome pessoal provém do árabe hisn-ar cujo significado é 'fortaleza de fogo'. Também há a possibilidade de ser originário do termo basco azenari, cujo significado é raposa. Por fim, pode estar aparentado com o nome germânico Iserhard, ou mesmo da palavra germânica medieval asinahariis, cujo significado é 'o exército dos deuses'.

Para o pesquisador aragonês Bizén d'O Rio Martínez, há duas casas solares do sobrenome Aznárez, ambas situadas na localidade de Jaca, sendo entretanto diferentes uma da outra, principalmente por causa de seus respectivos brasões de armas.

Já no século XVI se documenta Dom Bernardino Aznárez, que junto com Dom Miguel Sagaun foi Boticário e Mayordomo de seu Colégio em Zaragoza."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...