sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Sobrenome Broto


"Antiga linhagem de infanções aragoneses, sendo que alguns ramais da família alcançaram a fidalguia. Ao contrário do que possa parecer, o sobrenome Broto não é um toponímico associado ao vale e povoado de Broto, no distrito judicial de Boltaña, província de Huesca. Na verdade, a primitiva linhagem familiar é que deu nome ao lugar, ainda na época da expansão sarracena na península. Em suma, o lugar é que recebeu o nome da família, justamente por ter sido erigido ali o castelo primordial da linhagem e, posteriormente, ser lhe concedido o senhorio sobre a área.

Em 1339, Pedro Sancho de Broto atingiu o privilégio de Infanção por serviços prestados na época do rei Pedro IV de Aragão. Houve outro senhorio dos Broto na região do distrito de Boltaña, mais especificamente na localidade de Guaso, entre a Idade Média e o ano de 1553. Posteriormente, se registram novos solares de diversas ramas dos Broto nos seguintes locais: Pina (1625), Guaso (1666), Labata (1677), Ainsa (1728), Boltaña (1729 e Arbaniés (1803).

No Arquivo Geral Militar de Segóvia constam os seguintes expedientes militares: Fermín Broto, Infantaria, 1808, nobre; Fermín Broto Dusol, Infantaria, 1808, pessoa honrada.

Etimologicamente, broto vem do gótico 'brút' que significava primitivamente 'enxerto', 'ramo que sai de um tronco de árvore'."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...