sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Sobrenome Cucalón


"Singular, raro, muito antigo e pouco difundido sobrenome de origem aragonesa, encontrado atualmente com alguma frequência na província de Zaragoza.

Segundo Bizén d'O Río Martínez, os Cucalón aragoneses procedem da França e teriam se radicado na região do Alto Aragão no século XIII, mais precisamente durante o reinado de Jaime I. Posteriormente, um ramal deste primitivo núcleo familiar recebeu o privilégio de fidalguia do rei aragonês Afonso V e passaram a ser reconhecidos pelo sobrenome composto 'Cucalón de Montull' - em referência ao lugar onde estavam assentados e possuíam senhorio.

Outros Cucalón tomaram este sobrenome como um toponímico associado à Serra de Cucalón, na comarca dos Campos Romanos, na província de Teruel.

Outros Cucalón, talvez emigrados para Catalunha, tomaram a alcunha de Cucaló, seguramente por influência da língua local. Também se encontra na Espanha a forma variante Cucalá.

Destaca-se na história do sobrenome, o frei Jerónimo Cucalón, de Valência, dominicano do Convento de Predicadores de sua cidade natal, catedrático de Teologia, fundador do convento de sua ordem em Segorbe, no ano de 1611.

Fabián de Cucalón foi senhor da baronia de Cárcer, após casar-se com Dona Juana Jerónima Benita Eslava y de Carroz, no ano de 1537. O próprio Fabián incorporou o sobrenome de sua esposa ao seu, passando a se chamar Fabián de Cucalón Eslava, inaugurando uma linhagem distinta do sobrenome.

Etimologicamente, cucalón provém de 'cucal', um tipo de passarinho mediterrâneo (gênero Centropus)."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...