quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Sobrenome Mainar


"É um sobrenome muito antigo de origem aragonesa, originário do município de Mainar, no distrito judicial de Daroca, província de Zaragoza.

O historiador Enric Guinot, em sua obra 'Os Fundadores do Reino de Valência', em que elenca todos aqueles indivíduos que, procedentes principalmente de Aragão e Catalunha, participaram da conquista e repovoamento do antigo Reino de Valência, entre os séculos XIII e XV. Entre estes primitivos povoadores, encontra-se Bartomeu de Mainar, oriundo da província de Zaragoza, que ergueu uma morada na localidade de Gandía, em Valência. O dito fidalgo é arrolado nos censos oficiais de 1244 e 1249 como um dos pares do reino. Domingo Mainar, Jacme Mainar e Pero Mainar, também procedentes da província de Zaragoza e residentes no povoado de Orihuela, são citados também entre 1300 e 1314 no mesmo reino.

Posteriormente, no século XVIII, se documentou um casa de Infanção do sobrenome Mainar na vila de Mediana, na província de Zaragoza. A esta casa pertenceu Francisco Miguel Mainar, residente de Mediana, reconhecido como Infanção pela Real Audiência de Aragão no ano de 1786.

Ainda no século XVIII, uma linhagem dos Mainar de Mediana passou à Zaragoza, dando origem a uma ramal distinta.

Segundo Gutierre Tibón, Mainar é originário da palavra germânica magan ou main que significa 'força'; Mainar, Maynar ou Mainer significam 'exército forte', segundo o mesmo autor."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...