quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Sobrenome Hinojosa


"Antigo sobrenome de origem toponímica, nascido a partir do nome de algumas distintas localidades que existem na Espanha como: Hinojosa del Duque, na província de Córdoba; Hinojosa do Douro, na província de Salamanca; Hinojosa de San Vicente, na província de Toledo; Hinojosa del Campo, na província de Soria; Hinojosa del Valle, na província de Badajoz; e outras localidades denominadas simplesmente 'Hinojosa' nas província de Teruel, Cuenca, Guadalajara e Soria.

Juan de Hinojosa foi um rico-homem, e Lope de Hinojosa comendador da Ordem de Santiago, que tão importante papel desempenhou nas lutas de Reconquista.

Álvaro de Hinojosa, senhor de Tozuelo, casou com Dona Beatriz Paredes Carvajal, sendo filha do casal, Francisca de Hinojosa y Paredes, chamada também de Francisca de Orellana, que obteve matrimônio com Diego Pizarro Carvajal, senhor de Alcollarín, vila do distrito judicial de Logrosán (Cáceres), e regidor de Trujillo, na mesma província. Deste tronco familiar procede a linhagem dos Hinojosa da Extremadura. Vários de seus membros provaram sua condição de fidalgos perante a Real Chancelaria de Granada.

Também conseguiram o status de fidalguia: Pedro de Hinojosa, de Écija, província de Sevilha, no ano de 1567; Pedro Hinojosa e seus irmãos, de Jerez de la Frontera, província de Cádiz, entre os anos de 1560 e 1565; Mateo Antonio de Hinojosa Bocanegra y Villalba, de Olvera, província de Granada, no ano de 1732; entre outros.

Em Granada, no ano de 1852, nasceu o eminente catedrático de História Antiga e Medieval Dom Eduardo Hinojosa y Naveros, falecido em Madrid em 1919. Membro do Partido Conservador, foi Governador Civil de Valencia e de Barcelona, e Diretor-Geral de Instrução Pública. Deixou numerosas obras escritas, dentre elas 'Los nuevos bronces de Osuna', de 1878.

Etimologicamente, Hinojosa procede de de 'hinojosa', sinônimo de 'hinojal', com o significado de 'lugar com muitos hinojos'. Hinojo é sinônimo de funcho (Foeniculum vulgare), em português."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...