quarta-feira, 17 de julho de 2019

Comemorações de Carnaval no Rio Grande do Sul - 1908 - Parte 01


"Carnaval

Como, aliás, era de esperar, a rua dos Andradas, ficou, em a noite de sabbado ultimo, repleta de familias e povo e assim conservou-se até cerca de dez horas.

Ás 8, o zé-pereira esmeraldino, deixando a respectiva caverna, fez um passeio até a rua Marechal Floriano.

Ás 8 1/2, em seis carros descobertos, puxado por uma banda de musica da Brigada Militar e levando no ultimo carro o zé-pereira, passou o club Saca-Rolhas, que havia ido, como noticiámos, cumprimentar e fazer entrega do estandarte á rainha, srta. Celina Alvares, filha do professor Pedro Alvares.

Cumprimentou, na passagem, os jornaes e as demais sociedades carnavalescas.

Cerca de 9 horas surgiu o cordão da mocidade militar - Chove não molha, que continuou nas diabruras do sabbado anterior, formando longo prestito, sempre acompanhado pelo povo, que se agglomerara para assistir ás dansas e descantes do espirituoso grupo, em que tanta sorte dão as bahianas.

Á passagem do Saca-Rolhas e Chove não molha pela caverna da Esmeralda, a respectiva fachada foi illuminada a fogos de bengala e aquellas associaçoes cumprimentadas pela directoria e zé-pereira.

Amanhã, no salão da Bailante, reunir-se-ão as srtas que tomam parte no passeio de gala da Esmeralda, afim de serem tomadas diversas deliberaçoes referentes ao prestito.

- Sabbado, realisou-se na Tristesa animadissimo sarau dansante, á fantasia, ao qual estiveram presentes innumeras pessoas idas desta capital.

Fez-se ouvir a banda musical do 3o. batalhão da Brigada.

- Sabemos que o passeio da sociedade carnavalesca Filhos do Inferno far-se-á na segunda-feira de carnaval, sendo apresentado garboso prestito, do qual sobresairá o carro triumphal da rainha, a srta. Docelina Guedes Pinto, filha do capitão Joaquim Guedes Pinto."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 17 de Fevereiro de 1908, pág. 02, col. 03

"Carnaval

Club do Menino Deus - Noticiamos, ha dias, que apreciada associação, que tem a respectiva séde no pittoresco arrabalde que lhe deu o nome, preparava-se para condignamente festejar o carnaval, realisando no proximo domingo uma attraentissima batalha de flores, seguida de sarau dansante, á fantasia.

Infelizmente, porém, devido aos melhoramentos por que está passando o trecho da rua Trese de Maio em que devia effectuar-se o corso, não póde este ter logar.

Assim ficou o publico privado de assistir a mais essa interessantissima festa.

O Club do Menino Deus, todavia levará a effeito a segunda parte do programma, realisando em seus salões, em a noite de amanhã, um variado concerto vocal e instrumental, apos o qual haverá attraente baile á fantasia.

Ao festival, que tem como directores a srta. Rachel Cartier e 2o. tenente Evaristo Marques, promette revestir-se de todo o brilhantismo, devendo comparecer a elle numero superior a trinta srtas. fantasiadas.

O salão estará bisarramente ornamentado, á arte novo, com guirlandas de flores, figuras allegoricas ao carnaval, bandeiras, etc., apresentando bello aspecto."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 21 de Fevereiro de 1908, pág. 02, col. 02

"RIO GRANDE, 28 - (...)

O carnaval não passará, este anno, totalmente despercebido nesta cidade.

Pretendem sair á rua o club Saca-Rolhas e o Grupo dos araras."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 28 de Fevereiro de 1908, pág. 02, col. 04

"Carnaval

(...)

Pelo que temos noticiado tudo faz crer que terão o maior brilhantismo os festejos do carnaval durante os proximos dias que lhe são designados.

A animação é geral e vem sempre crescendo, despertando franco enthusiasmo entre os membros das varias sociedades, presentemente empenhadas, sem medir esforços, para os festejos tradicionaes.

E entre ellas pelo seu numero de associados, seus trabalhos de ha muito preparados e iniciados e, principalmente, pelas recordaçoes dos triumphos que em outras epocas colheram, destacam-se desde logo os Venezianos e a Esmeralda, muitissimo se esforçando pela palma da victoria no presente anno.

E esse afan continuo já tem proporcionado bellas noites de festas na principal rua da capital, onde o povo em massa ainda quarta-feira ultima conservava-se, para apreciar a inauguração dos retratos das galantes jovens Themira Azevedo, rainha dos Venezianos e Edith Ribeiro, da Esmeralda.

Hoje, á noite, novamente estará a rua dos Andradas repleta, já apresentando focos electricos e outros preparativos, mandados collocar pelo dr. José Montaury, incançavel intendente do municipio, que tudo tem proporcionado para as festas do carnaval.

Além disto muitos dos estabelecimentos e residenciais de familias ali situados e nas demais ruas por onde passarão os varios prestitos, ornamentarão e illuminarão as fachadas de seus edificios, contribuido assim para maior realce das festas tradicionaes.

Finalmente, a principiarmos pela ordem dos programmas, amanhã será o domingo de carnaval para a :

Esmeralda

Mais algumas horas, e a Esmeralda, prendendo a face os <tres dedos, apenas, de velludo...> exporá á multidão, a fidalga garradice, que a sagrou nos fastos do carnaval de Porto Alegre.

Sabemos que a directoria da brilhante sociedade abtem-se de facilitar á imprensa a antecipação de completos detalhes decorativos do prestito de amanhã.

Mas é justamente sobre esse assumpto que a nossa reportagem conseguiu, n'um tour de farce, esclarecimentos precisos.

Libindo Ferraz conseguiu com quatro pennas collossaes, um busto de Guttemberg, uma esphera e um prelo, constituir um conjunto admiravel, fortemente vitalisado pela expressão plastica da imprensa, numa directora interessante e intelligente, senhorinha Picuchinha Alvim.

E dizem coisas de encantar de allegoria mythologica destinada a realçar a graça e a belleza da soberana esmeraldina.

Consta-nos que apparecerão oito carros allegoricos de requintado gosto e cerca de trinta carruagens engalanadas e com senhorinhas phantasiadas, do escól porto-alegrense.

Dois esquadrões de honra, fanfarras e bandas de clarins darão grande brilho ao prestito, que terá enorme extensão.

São organisadores da passeiata os srs. Francisco Ribeiro Furtado, traquejado esmeraldino, autoridade no genero pelo gosto e pelo espirito pratico, e Aldo Brandão, um novo, ardoroso e capaz.

E dirigirão o prestito procurando eleval-o sobre tudo quanto interessar á belleza e á ordem no conjunto, os srs. Trajano Mostardeiro, (1o. vice-presidente), Arthur Pinto de Souza Neves, João Pinto Ribeiro, Hercules Limeira, dr. Amaro Villa Nova e Affonso Beck, directores.

Ás 4 horas da tarde sairá elle do recinto da União Velocipedica, no Campo da Redempção, encaminhando-se pela praça General Marques, com direcção á rua Duque de Caxias até á rua Marechal Floriano, descendo esta até á Voluntários da Patria pela qual irá subir a Dr. Flores a dos Andradas.

Percorrendo esta até a General Canabarro e contornando a quadra em que se acha a fabrica Progresso Industrial, entrará pela praça Padre Thomé até á rua dos Andradas que novamente percorrerá até a esquina da Bohemia.

D'ali descerá o prestito pela face lateral onde está aquelle estabelecimento commercial até a rua Sete de Setembro; percorrendo esta, a Praça 15 de Novembro e a rua Voluntarios da Patria, subindo a Dr. Flores até, de novo, entrar pela dos Andradas pela qual seguirá até a General Canabarro, onde, depois de feita a mesma volta pela praça Padre Thomé, reentrará na rua dos Andradas até a praça Senador Florencio, onde fará a mesma volta até a rua Sete de Setembro e seguindo-a até a praça 15 de Novembro, defronte ao palacio municipal.

Si fôr possivel o prestito virá novamente a rua dos Andradas, pela Marechal Floriano, regressando aquelle local, para dissolver-se.

Á noite, processos, que serão magnifica sorpresa, darão ao prestito excepcional esplendor.

- Hoje, grande numero de senhorinhas directoras irão apreciar o retrato da gentil rainha Edith Ribeiro, no escaparate do atelier Ferrari; e é possível que, tambem, o zé-pereira da sociedade, vá rufar, com o enthusiasmo caracteristico, deante do bello trabalho de Jacintho Ferrari e Vicente Cervasio.

- O nosso amigo, 1o. secretario da Esmeralda, Benjamin Flores, offereceu-nos hontem, em pessoa, attencioso convite para o baile de gala de terça-feira.

Venezianos

Em reunião realisada hontem por sua directoria os apreciados Venezianos deliberaram sobre a organisação do prestito que se apresentará terça-feira vindoura.

Partirá ás 4 horas da tarde do velodromo da União Velocipedica, seguindo pelas praça Independencia, rua Duque de Caxias até Marechal Floriano, seguindo por esta com direcção á praça 15 de Novembro. D'ali continuará pelas ruas Voluntarios da Patria, dr. Flores, Andradas até a praça Padre Thomé, regressando pelas ruas dos Andradas até a praça Senador Florencio, rua 7 de Setembro, praça 15 de Novembro, rua Marechal Floriano, Andradas até a praça Padre Thomé.

Regressando, de novo, pela rua dos Andradas, irá até á praça Senador Florencio, rua 7 de Setembro, praça 15 de Novembro, rua Voluntarios da Patria, dr. Flores, Andradas, Marechal Floriano, Riachuelo, praça General Marques e Independencia até o Campo da Redempção, onde dissolver-se-á.

O prestito dos Venezianos será dirigido pela seguinte commissão: Antonio Joaquim Alves da Silva, Francisco Gomes Carollo, Antonio Guedes, Eduardo Hasslocher, Hermenegildo Barros, Moura Magalhães, Orlando Motta e Pinto Junior.

Além dos vistosos carros da sociedade, tomarão parte no passeio muitos carros com jovens á phantasia e dois lindos esquadrões, sendo um delles de creanças.

Á rua dos Andradas será collocado um holophote, cedido pelo tenente-coronal Domingos Martins, afim de projectar luz quando passar o prestito.

As festas dos Venezianos, que muito se têm esforçado para dar-lhes o maior realce, terminarão com um baile de gala sabbado vindouro, nos vastos salões do Club Caixeiral, cedido gentilmente pela respectiva directoria.

Já foram organisadas commissões para essa festa que será brilhante.

- Hoje, á noite, a galante rainha Themira Azevedo irá á rua dos Andradas, onde receberá demonstrações de sympathia por parte dos Venezianos.

Será acompanhada pelas jovens que fazem parte da directoria.

Filhos do Inferno

Formada em sua maioria de jovens, a sociedade Filhos do Inferno, organisada principalmente para proporcionar alegria aos moradores da cidade baixa, apresentar-se-á segunda-feira com tres carros - da rainha, lança chammas e do zé-pereira.

Além destes haverá dois para a directoria e alguns a phantasia, e o esquadrão, precedido da banda de musica do 25o. batalhão de infantaria.

Partirá da rua Coronel Genuino até a do Lima e Silva, Avahy, Concordia e Republica, seguindo pela João Alfredo até a Venancio Ayres, que percorrerá até a Lima e Silva e Avahy com direcção ao Campo da Redempção.

Subindo a praça Independencia seguirá o prestito pela rua Dr. Flores até a dos Andradas, percorrendo esta até a General Salustiano e General Portinho até a Demetrio Ribeiro, seguindo por esta até a Coronel Genuino, onde demorar-se-á.

O prestito começará a desfilar ás 4 horas da tarde, sendo puxado pela banda de musica do 25o. batalhão de infantaria.

No dia 3 de março proximo reunir-se-ão os socios dos Filhos do Inferno e precedidos de zé-pereira, irão cumprimentar a sua rainha, a joven Docelina Guedes.

E terminarão os festejos da apreciada associação com um baile que offerecerá á sua rainha, em a noite de 7 do referido mez, nos salões do Club Gymnastico Rio Grandense.

A rua Coronel Genuino será illuminada por tres fócos electricos, mandados collocar pelo dr. Montaury.

Club Progressista

Esta sociedade fará tambem a exibição do seu prestito, amanhã, notando-se viva animação entre os associados para essa prova do pujante club.

O trajecto é o seguinte:

Sahirá do casa do sr. Marciano Cidade, defronte ao velodromo - e seguirá pelas ruas da Conceição, Independencia, Misericordia, Duque de Caxias, Vasco Alves, Praça da Harmonia, Andradas e Santa Catharina.

Regressará pela Praça da Alfandega, rua Marechal Floriano e recolhendo-se ao club Gymnastico no velodromo.

Na ocasião da passagem pela rua dos Andradas a banda do 3o. batalhão tocará a marcha italiana, sendo para isso gentilmente cedida pela sociedade <<Giovanni Emmanuel>>.

Petit Momo

Amanhã, ás 3 horas da tarde, sairá de sua caverna, á rua 24 de Maio, o prestito organisado pela sociedade Petit Momo.

O trajecto será feito pelas ruas 24 de Maio, Azenha, Venancio Ayres, João Alfredo, coronel Genuino, Demetrio Ribeiro, General Canabarro, Pantaleão Telles, General Salustiano, Andradas, dr. Flores, Voluntarios da Patria, Marechal Floriano, Andradas até a chefatura de policia, regressando pela mesma rua, depois M. Floriano, D. Caxias, praça General Marques, Campo da Redempção, Azenha e 24 de Maio.

Estão preparados varios carros allegoricos e o Petit Momo fará novo passeio segunda-feira proxima.

Sacca-Rolhas

Essa associação fará o seu passeio segunda-feira, á tarde, saindo o prestito da praça General Deodoro, onde encontra-se a sua séde.

Tomarão parte no passeio seis carros além de outros que vão incorporar-se e um bello esquadrão.

Varias notas

Como noticiámos, a sociedade Leopoldina prepara-se para festejar o carnaval, realisando terça-feira proxima em seus salões um baile a phantasia.

Reina a maior animação para a festa e varios socios vão disputar o brinde que será offerecida áquelle que se distinguir pela phantasia.

- A sociedade Giovanni Emanuel mandou preparar, como noticiámos, uma bella medalha de ouro para ser offerecida á sociedade que tiver a palma da victoria nos proximos festejos do carnaval.

- O grupo carnavalesco Petit Momo, como já está no dominio publico, exhibirá no seu passeio um carro de critica, denominado Gruta dos miseraveis, contra as pessoas que se recusaram concorrer com donativo pecuniarios para o negocio do sr. Tubino.

De certo que pobres creanças não teriam a idéa da confecção de semelhante critica, e por isso esperamos que a policia saberá em tempo opportuno tomar o devido conhecimento sobre a conveniencia ou não de tal exhibição, para que não ultrapasse os limites do devido comedimento.

Seguramente os paes dos meninos do Petit Momo não concordarão com semelhante expediente de chantage."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 29 de Fevereiro de 1908, pág. 02, col. 04-05

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...