quarta-feira, 17 de julho de 2019

Comemorações de Carnaval no Rio Grande do Sul - 1908 - Parte 02


"Carnaval

O grupo carnavalesco Luva Branca assaltará, amanhã, à noite, a residencia do sr. Lourenço Vinholes, fazendo antes uma passeata, em carros e à luz de fogos cambiantes, precedidos de musica, por diversas ruas da cidade.

✤✤✤✤✤

No proximo sabbado começarão os bailes publicos no theatro 7 de Abril, que está sendo adornado.

✤✤✤✤✤

Os Diamantinos, que hontem realizaram animada sessão e fizéram passeata Zé pereirística, darão baile em honra ao Carnaval de 1908 na noite do ultimo sabbado deste mez."

Fonte: A OPINIÃO PÚBLICA (Pelotas/RS), 14 de Fevereiro de 1908, pág. 02, col. 02

"Carnaval

(...)

Para amanhã está preparada uma estrondosa recepção ao excelso deus Momo, que virá assistir este anno aos seus festejos em companhia de sua gorducha esposa e seu prestativo secretario. Consta tambem que com elle virão mais outros membros influentes de sua familia, assim como dois representantes de sua côrte celestial.

Não nos foi possivel saber ao certo o logar da sua apparição, mas segundo ouvimos dizer parece que o rei da folia será recebido lá na praça da Matriz, affirmando-nos outros que a cousa se realizará no redondo da praça da Republica. Ha, entretanto, quem garanta que o pandego virá do Rio Grande para esta cidade numa gazolina e será recebido com toda a pompa carnavalesca no porto, sendo acompanhado da Seitia até ao cáes por largo cortejo de botes, lanchas, yols, gigs e várias outras embarcações.

Mas é duvidoso saber-se exactamente o ponto da sua chegada, pois a ultima hora corria em rodas diamantinas que Momo seria recebido na ponte de pedra ou talvez, ai fosse concedida a licença pedida á Hydraulica, na caixa d'agua.

Para a recepção de S.M., conforme nos foi dito, estão preparadas várias surprezas, que irão causar certamente grande hilaridade, pois, além do feérico carro em que será transportado Momo, sua familia, côrte e criados, foi arranjada uma interessante guarda de honra para abrir o prestito com archotes, venezianos e fogos de bengala, extranhamente phantasiada.

Logo após surgirá uma turma de quinze associados em espirituoso disfarce, segundo nos affirmaram. Estes irão de sacolas.

É caso de preparar-se o povo para o assalto e munir-se de nickeis.

Só então é que apparecerá o imponente carro de S.M. o deus Momo.

No momento do encontro, o rei da folia váe ser saudado com um retumbante bestialogico, que será por elle respondido no mesmo tom.

Foguetes diamantinos com patente concedida pelo governo, e um zabumba retumbante e desenfreado o prestito de amanhã.

✤✤✤✤✤

Ha poucos momentos foi nos dito, por um dos seus mais entranhados proselytos, que o deus Momo deverá chegar ao Capão do Leão em um trem de carga da Estrada de Ferro pelas 8 horas da noite, mais ou menos.

(...)

O grupo Trovadores do Luar visitou tambem hontem a residencia do Sr. Lourenço F. Vinholes, onde foi gentilmente recebido.

Houve danças, que duraram alegremente até á madrugada de hoje.

✤✤✤✤✤

A sociedade Flores do Paraizo dará bailes a phantasia nas noites de domingo e terça feira de Carnaval, 1 e 3 de Março p. f.

Gratos pelo convite que recebemos.

✤✤✤✤✤

No theatro 7 de Abril serão iniciados hoje os bailes publicos.

✤✤✤✤✤

O Club Dramatico e Carnavalesco dos Operarios sahio hontem á noite em passeio burlesco para receber Momo.

A recepção deu-se, de facto, e o deus da galhofa, montado n'um burrico, era conduzido em triumpho á caverna dos foliões.

Quando ali chegava o prestito, que era illuminado a balões venezianos, uma pedrada ferio na cabeça o cidadão que representava de Momo, originando-se grande tumulto.

Trilharam apitos, produzindo-se correrias e afinal a policia prendeu, apezar dos protestos que fazia em sua defeza, um popular, a quem era attribuido o desacato.

O acompanhamento, numeroso, que seguira o retumbante Zé Pereira dos Democratas, fez-se então em direcção ao 1o. posto, para onde foi levado e detido.

✤✤✤✤✤

O baile dos Diamantinos será levado a effeito na noite de sabbado da Pinhata, e acha-se confiado á direcção dos distinctos jovens.

(...)"

Fonte: A OPINIÃO PÚBLICA (Pelotas/RS), 15 de Fevereiro de 1908, pág. 02, col. 02-03

"Carnaval

(...)

Tambem visitaram várias casas ante-hontem o Grupo dos Cartolas, o Club R. e D. Operarios e Bahianas."

Fonte: A OPINIÃO PÚBLICA (Pelotas/RS), 17 de Fevereiro de 1908, pág. 02, col. 02

"Grupo dos Bohemios

Afim de festejar o Carnaval de 1908, por assaltos, foi fundado esse grupo carnavalesco, composto de moços da nossa sociedade."

Fonte: A OPINIÃO PÚBLICA (Pelotas/RS), 20 de Fevereiro de 1908, pág. 02, col. 02

"Miscellanea Carnavalesca

Visitará hoje, á noite, o jardim Recreio Familiar o grupo Miscellanea Carnavalesca.

Os espirituosos moços que o compõem proporcionarão ao publico várias surprezas, entre as quaes, consta-nos, uma conferencia e um concerto."

Fonte: A OPINIÃO PÚBLICA (Pelotas/RS), 28 de Fevereiro de 1908, pág. 02, col. 04

"Notas diversas

Em Bagé é grande a animação que reina para as festas do Carnaval.

Já domingo ultimo, á tarde e á noite, sahiram á rua numerosos mascaras avulsos e varios grupos, acompanhados dos formidaveis e indefectiveis 'Zé Pereiras'.

Jogou-se animadamente confetti, serpentinas e lança-perfumes, fazendo-se ouvir na praça a nova banda do 'Club Caixeiral'.

✤✤✤✤✤

A mesma animação nota-se em S. Gabriel, onde naquelle mesmo dia muitos mascarados sahiram á rua.

O 'Grupo dos Macacões' assaltou a residencia do Dr. Fernando Abbott, sendo recebido cavalheirescamente, e fidalgamente tratado, diz a 'Gazeta do Povo'.

Iniciadas as danças, prolongaram-se até adiantada hora da noite.

Diversas senhoritas compareceram phantasiadas.

Uma endiabrada velha trouxe as pessoas presentes em constante hilaridade, pelo seu espirito."

Fonte: A OPINIÃO PÚBLICA (Pelotas/RS), 29 de Fevereiro de 1908, pág. 02, col. 05

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...