segunda-feira, 8 de março de 2010

Um leonense imortalizado na obra de João Simões Lopes Neto

Um leonense imortalizado na obra de João Simões Lopes Neto


Os biógrafos e estudiosos de Simões Lopes Neto – o maior escritor regionalista gaúcho – são categóricos em afirmar que a inspiração para seus contos provinha de histórias que ele mesmo presenciou ou ouviu falar. De fato, Simões Lopes “romanceou” muitos acontecimentos verdadeiros, elevando-os à imortalidade literária.

Em Contos Gauchescos de 1912, no conto Juca Guerra, Simões Lopes narra o heroísmo de um peão de estância que salva um rapaz da arremetida mortal de um touro bravio. O rapaz salvo no conto é chamado de Tandão Lopes – na verdade, o pai de Simões Lopes, cujo nome era Catão Bonifácio. Já o herói do conto – o próprio Juca Guerra – seria um estimado empregado da família Simões Lopes, que trabalhou certo tempo na Estância da Graça, de propriedade da mesma família. Isto é, realmente Juca Guerra existiu.

Juca Guerra, cujo nome verdadeiro era João Cunha, na descrição da memorialista Ivete Massot: tinha um rosto bonito e tostado, cabelos até os ombros presos por uma vincha, usava xiripá e botas de potro. Era o tipo do gaúcho fronteiriço. Simões Lopes no mesmo conto dá outras informações sobre Juca Guerra: Moreno, alto, delgado; olho preto; nariz de homem mandador; mãos e pés de moça; tinha força como quatro; bailarino, alegre, campeiraço; e o coração devia ser-lhe mui grande, devia encher-lhe o peito todo, de bom que era.”

Pois bem, Juca Guerra/João Cunha era natural do Passo do Descanso, localidade situada entre a zona-sede e o Passo das Pedras. Imortalizado na obra simoniana, foi o tipo ideal do gaúcho: rústico, hábil na lida campeira, mestiço, valente e bondoso. É o retrato também dos antigos habitantes do Capão do Leão da época do Império, quando a atividade pecuária movimentava a região e quem não era tropeiro, peão de estância ou trabalhador do charque, provavelmente era patrão ou ocupava algum ofício subsidiário destes (vendeiro, ferreiro, oleiro, etc).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...