sábado, 15 de julho de 2006

Marco de Pedra do Exército


Várias histórias correntes entre os moradores mais antigos do município remetiam a existência de um marco de pedra antigo, no interior, num local denominado Cerro dos Cabritos. A origem deste marco é confusa devido aos diferentes relatos sobre o monumento. Uns dizem ser da Revolução Farroupilha, outros da época do suicídio de Vargas, outros que seria o marco da passagem de Dom Pedro II em Capão do Leão...

O Grupo Pró-Cultura ciente da importância do marco enquanto patrimônio, averiguou sua localização e procurou encontrá-lo, o que aconteceu recentemente. De fato, o marco de pedra encontra-se no Cerro dos Cabritos, quase no topo deste monte, sobre uma grande pedra basáltica. As inscrições dão como data de sua construção 03 de fevereiro de 1949. Há algumas siglas inscritas que não conseguimos identificar, mas foi sabido que o marco foi erigido pelo Exército Brasileiro e sobre o mesmo havia uma antena que servia para o sistema de comunicações da força armada. Álias, o Exército ainda utiliza o local e arredores para seus treinamentos e constantemente há exercícios na região.
O Cerro recebe este nome por uma razão óbvia. Ao que parece, um antigo criador da região deixou fugir vários cabritos para o cerro, que, não conseguindo recuperá-los, tronaram-se selvagens e procriaram. Em determinada época, o cerro esteve tomado pelos animais. Com o tempo, viraram objetos de caça e diminui-se sua população.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...