sábado, 15 de julho de 2006

Eucaliptos

Desde 2004, o município de Capão do Leão vem sendo sacudido pelas notícias de grandes investimentos que a empresa Votorantim Celulose e Papel (de São Paulo) vem fazendo e pretende fazer na região. A zona sul do estado do Rio Grande do Sul, em particular, vivencia esses acontecimentos com muita intensidade. A região é considerada ideal para o cultivo do eucalipto australiano, por suas condições meteorológicas e edafológicas. O eucalipto australiano é uma das matérias-primas preferidas pela indústria de celulose e papel, para a fabricação do papel branco. Neste sentido, a Votorantim Celulose e Papel está implementando grandes viveiros de mudas de eucalipto na região, com o objetivo de fomentar e incentivar o plantio da espécime entre os pequenos e médios proprietários rurais. Inclusive, na data de 19 de novembro de 2004, foi inaugurada em Capão do Leão, a construção do maior viveiro coberto de mudas de eucalipto do Brasil. Até o final deste ano, a obra deverá estar completa.
Vários produtores rurais leonenses, através do Programa Poupança Florestal, aderiram ao cultivo do eucalipto. Há áreas no município que já foram adquiridos pela empresa e também estão servindo como locais de plantio.
Atualmente, o município vive a expectativa da instalação de uma fábrica de processamento de celulose na região. Há muitas especulações quanto ao local escolhido, o que ainda não foi definido. O facto é que a empresa antecipou a pretensão de instalar sua unidade industrial numa zona triangular que tem como pontos Pelotas-Rio Grande-Arroio Grande. Neste perímetro, em local ainda não revelado, instalar-se-á a fábrica. Capão do Leão tem boas chances.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...