Hontem falleceu em Sant'Anna do Livramento, em consequencia de uma angina no peito, o alferes Felippe Cardoso de Santa Cruz Primo, um republicano denodado, um militar brioso, ainda em começo de nobre carreira e tendo diante de si a perspectiva de um porvir brilhante.
Devotado á Republica com todas as suas energias de moço patriota, Santa Cruz tomou parte activa na agitação reivindicadora, dos ultimos tempos do imperio, como alumno da Escola Militar, onde o alcançou a furia orleanica personificada no gasparismo truculento que hoje pretende felicitar a mesma Republica...
Forçado, por indomito valor civico, a interromper seus estudos, Santa Cruz foi para a fileira, onde jamais esmoreceu no culto grandioso á causa da Patria.
Ultimamente occupava, com a correcção de um militar consciente dos seus deveres, fazendo-se estimar por superiores e inferiores, o cargo de secretario da inspectoria dos corpos da fronteira.
Estacionava na cidade de Sant'Anna do Livramento, cuja sociedade o prezava devidamente, quando a morte veiu abatel-o para sempre.
Pelo deploravel acontecimento apresentamos os nossos pezames á familia do nosso inditoso co-religionario."
Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 27 de Abril de 1891, pág. 02, col. 06
Nenhum comentário:
Postar um comentário