sexta-feira, 13 de março de 2020

Comemoração no Club Italiano


"CLUB ITALIANO

Si não fôra a chuva que insistentemente caia hontem á noite, o edificio em que funcciona o Club Italiano teria sido insufficiente para conter o avultado numero de convidados para a festa commemorativa que aquella patriotica corporação promoveu, em homenagem á Constituição da Italia, no dia-anniversario da sua promulgação.

Todas as salas ficaram litteralmente cheias de familias e cidadãos membros de varias classes.

Eram dez horas quando, após a entrada do consul italiano, residente n'esta capital, barão de Acton, e do ministro russo que aqui se acha, a banda do club iniciou o concerto executando a Marcha real.

Bons trechos de operas seguiram-se, tocados e cantados por habeis professores e amadores.

Uma das partes mais applaudidas, com inteira justiça, foi a Phantasia militar de Leonard, musica de execução difficil, cheia de transições, que o habil violinista Stelza venceu magistralmente, produzindo no auditorio agradabilissima impressão.

Acompanhou-o dignamente, ao piano, o barão de Acton.

Após o concerto seguiu-se animado baile.

O distincto presidente do club tratou com toda a gentilesa os seus convidados, entre os quaes estavam os representantes d'esta folha.

Entre as intimas saudações que foram trocadas, citaremos a que dirigiu á Italia representada no seu consul um dos representantes d'esta folha, relembrando que a milhares de laboriosos filhos d'aquelle formoso paiz deve o nosso Estado boa parte do seu desenvolvimento industrial.

A esse brinde correspondeu o alludido diplomata saudando a imprensa rio-grandense representada na Federação, certo de que essa imprensa não sabe regatear os seus esforços em prol da colonia italiana, sempre que elles se tornam necessarios."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 08 de Junho de 1891, pág. 01, col. 05

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...