sábado, 22 de fevereiro de 2020

Sobrenome Bittencourt


"BITTENCOURT - Sobrenome muito comum em Portugal e no Brasil. João de Bittencourt, navegador, foi quem descobriu as Canárias, em 1417. Seu sobrinho Maciot foi residir na ilha da Madeira e sua filha D. Maria consorciou-se com D. Rui Gonçalves da Câmara, capitão da Ilha de São Miguel. Os Bittencourt residem em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, em áreas povoadas pelos açorianos. Provavelmente vieram com eles.

A origem deve ser remotamente toponímica e germânica. Pode ter sido nome de granja ou propriedade. O primeiro elemento seria nome alemão. O segundo, derivação do latim, 'cochors' ou 'cochortis'. No entanto, interpreta-se 'bett(e)' também como acelga ou beterraba. Neste caso, significaria 'terreno de acelgas'.

Os BETANCOURT destacaram-se em territórios povoados por espanhóis. Agustín de Bettancourt foi jornalista e estadista venezuelano (nascido em 1908).

Personalidades: Carlos Machado de Bittencourt, militar brasileiro, veterano da Guerra do Paraguai, salvou, com sua própria vida, o presidente Prudente de Morais (1840-1897); Pedro Calmon Muniz de Bittencourt, o famoso historiador Pedro Calmon.

As formas BITTENCOURT E BETANCOURT, bem como as variantes simples BITENCUR, BETANCUR, embora apresentem um traço que remete a uma origem francesa, historicamente são sobejamente encontrados na Península Ibérica e América Latina, o que indica a migração de um cavaleiro com esta alcunha na Idade Média para os primitivos reinos ibéricos."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 02 de Setembro de 1990, pág. 03

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...