terça-feira, 27 de agosto de 2019

Sobrenome Izquierdo


"O sobrenome Izquierdo é tão antigo que é impossível identificar com certeza suas origens autênticas. Uma lenda espanhola atribui que o primitivo portador desta alcunha foi um romano ilustre que, na Antiguidade Tardia, fundou a cidade de Mucio. Conforme o relato lendário, os descendentes deste cavaleiro romano vieram a se estender por toda a Península, principalmente por Aragão, Montanhas de Burgos, Castela-a-Velha, León e La Rioja.

O historiador Zazo y Rosillo em sua obra 'Nobiliário', escreve que Dom Diego de Guipúzcoa, que participou da Batalha de Ourique, no ano de 1139, contra os mouros, foi fundador do solar de Izquierdo no antigo vale de Valdajos, próximo à vila de Sedano, que atualmente pertence à província de Burgos. Seus descendentes passaram, em tempos antigos, ao Reino de Aragão, fundando novas casas em Alcolea de Cinca, na província de Huesca, e em Cariñena, na província de Zaragoza. Sabe-se que destes dois primitivos solares, houve um número considerável de cavaleiros e escudeiros que passaram a diversas regiões da península, posteriormente.

Da casa Izquierdo que houve na via de Torralva, na antiga comunidade de Calatayud, descende Frei Juan Izquierdo - importante religioso espanhol do século XVI.

Etimologicamente, o vocábulo castelhano 'izquierdo' significa 'esquerdo, canhoto'.

Outra importante casa de Izquierdo é contada em Múrcia, em séculos posteriores."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...