terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Quinta do Bom Retiro


"Quinta do Bom Retiro, em Pelotas

São conhecidos por todos quantos têm visitado o pavilhão de Pelotas e pelas notícias da imprensa, os magnificos vinhos do operoso e intelligente industrial de Pelotas, sr. Ambrosio Perret.

Recentemente, deu elle mais desenvolvimento aos seus adeantados trabalhos de cultura, segundo se vê da seguinte noticia do apreciado Diario Popular:

<<QUINTA DO BOM RETIRO

O incansavel e intelligente commerciante e industrialista desta praça sr. Ambrosio Perret, proprietario da notavel Quinta do Bom Retiro, que elle tem sabido valorisar e aformosear pela variedade, abundancia e escolha das plantações, acaba de receber da Europa uma grande remessa de mudas e bacellos de parreiras em excellentes condições.

Vimos hontem o grande caixão em que vém as mudas, acondicionadas em musgo humido, e podemos calculal-as em dez mil, mais ou menos.

Para se avaliar da variedade e importancia desta encommenda, cujo preço foi bastante elevado, como se póde imaginar, basta reproduzir a lista das especies recebidas e que são as seguintes:

Rupestris monticola.

Syrah sobre rupestris monticola.

Malbec.

Cabernet Sauvignon.

Merlot.

Gamay noir.

Euillade.

Portugueza azul.

Pineau noir.

Sauvignon.

Semillion.

Frankental.

Panse.

Alicante.

Alicante rupestris terras.

Hybride Fournier.

Hybride Franc.

Hybride Auxerrois Pardes.

Hybrides Seibel n.1.

Othelo.

Noah.

Jacquez.

Senasqua.

Brandt.

Prunella gris.

Chasselas de Montauban.

Aramon gris.

Vert de Madeira.

Karabournoux.

Chasselas violet.

Esparenc.

Precoce de Saumur.

Juntamente vieram chromos lindissimos, mostrando claramente o que serão os cachos destas escolhidas parreiras, entre os quaes bellos exemplares de uvas roxas, verdes, gris, etc.

Felicitamos o sr. Perret pela valiosa acquisição que fez e temos verdadeiro prazer em ver introduzidas em nosso municipio especies tão raras e finas da impagavel planta que nos dá o vinho.>>"

Fonte:  A FEDERAÇÃO (RS), 08 de Abril de 1901, pág. 01, col. 02

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...