terça-feira, 15 de outubro de 2019

Histórico do Município de Bom Jesus/RS


"Antes da criação do povoado, os indígenas ocupavam toda região, cujos vestígios aparecem até hoje em cavernas e terras de cultivos. Mais tarde vieram os bandeirantes paulistas e os tropeiros que iniciaram as primeiras fazendas.

Todo  território pertencia ao município de Santo Antônio da Patrulha e depois pertencendo a Vacaria era conhecido como 3o. distrito da costa, devido a proximidade com o mar. 

A distância que separa do distrito de Vacaria era grande e os meios de transporte tão precários que o povo começou a lutar pela criação de uma capela em local mais próximo e acessível.

Bom Jesus foi criado em 21 de maio de 1878 com o nome de Capela do Senhor Bom Jesus do Bom Fim (nome dado devido a devoção de Manoel Silveira de Azevedo, o qual indo a Guerra do Paraguai fez uma promessa que, se voltasse, são e salvo, iria formar uma capela com este nome.

Em 16 de julho de 1913, Bom Jesus emancipou-se e teve como intendente municipal o engenheiro Artur da Silva Ferreira. As famílias colonizadoras vieram de diferentes cidades, estados e países, trazendo consigo diversos costumes, hábitos e usos para o nosso município. Aos indígenas primitivos juntaram-se os portugueses, italianos, alemães e negros.

Em 1918, por Decreto de D. Miguel de Lima Valverde, bispo de Santa Maria, Bom Jesus passou a categoria de Paróquia e em 1940 à categoria de cidade. Pelos campos de Bom Jesus passaram grandes mártires em operação de guerra, como na Revolução Farroupilha. Entre eles aparecem Anita Garibaldi, Bento Gonçalves, David Canabarro, etc.

O interesse político por Bom Jesus deu-se devido ao fato de haver no município o maior posto de arrecadação de impostos e controle do Governo Imperial, na província do Rio Grande de São Pedro, localizado no Rio Pelotas, no chamado Passo de Santa Vitória ou Guarda Velha.

Bom Jesus começou a ser povoado pelos indígenas. Mais tarde vieram os primeiros desbravadores, geralmente paulistas e lagunenses, que vinham em busca da criação do gado, soltos e em abundância na região. O povo de Bom Jesus é constituído de contingente heterogêneo de raças. Aos indígenas primitivos vieram juntar-se os portugueses, os negros, os alemães e italianos. O povo é hospitaleiro, religioso, gosta de um bom churrasco e de chimarrão, possui hábitos e costumes típicos dos habitantes dos locais de baixas temperaturas da região Sul do Brasil."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 19 de Outubro de 1998, pág. 05

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...