segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Sobrenome Villar


"Não se conhece com exatidão a origem do sobrenome Villar, embora alguns cronistas indiquem que sua origem seria a Galícia, de onde se estendeu ao antigo Reino de Leão, às Astúrias e ambas as Castelas. Entretanto, um outro grupo de estudiosos entendem que sua origem é basca. Independente da origem, o sobrenome é bem espraiado por toda a Península Ibérica.

Uma antiga casa dos Villar existiu na vila de Gordejuela, no distrito de Valmaseda, na província de Vizcaya. Pertenceu a ela, Domingo de Villar, fidalgo de Gordejuela no século XVII.

Outra antiga família com o sobrenome Villar habitou as terras do antigo Reino de Aragão, da qual fez parte o afamado escultor Pedro Villar - que participou das obras da Catedral de Barcelona, obra renascentista iniciada por Bartolomé Ordóñez.

Também existiram Infanções com o sobrenome Villar nas localidades de Calatayud e Munébrega, desde os princípios do século XVII.

A etimologia do sobrenome Villar é proveniente do termo latino villa que, na Península Ibérica, tomou o significado de 'casa de campo', 'granja'.

Outros núcleos importantes de Villar se acham em Santander, Trás-os-Montes (Portugal), Navarra e Lugo."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

2 comentários:

Unknown disse...

Meu nome e Manoel Rodrigues vilar

Anônimo disse...

Tem o nome igual ao do meu pai.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...