sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Sobrenome Ortíz


"Sobrenome muito antigo, de origem moçárabe, mais precisamente da importante cidade medieval de Toledo.

Já no ano de 1167 desempenhava o cargo de Alcaide de Toledo, o fidalgo Dom Orti Ortíz, e há dados que seus descendentes habitaram continuamente na mesma cidade até nossos dias, sempre ocupando cargos e funções de honra e serviço. Deste núcleo original toledano, surgiram diversos ramais que se estenderão por Castela-a-Velha, León, Castelha-a-Nova, Vascongadas, Navarra, Aragão, Andaluzia, Múrcia, Extremadura, Portugal, e mesmo posteriormente passado às diversas regiões coloniais ibéricas da América.

Nas terras do antigo Reino de Aragão, tiveram solares com este sobrenome as povoações de Tauste, Pilzán, Quinto de Ebro, Calatayud, La Almunia de Doña Godina, Tarazona e San Martín del Río. Também se documenta em todas as regiões espanholas, linhagens primitivas deste sobrenome, com especial participação de seus portadores nas batalhas da Reconquista.

A origem etimológica de Ortíz remete a um primitivo nome masculino hispânico, provavelmente vasconço. Segundo a interpretação tradicional, Ortíz será o equivalente castelhano do nome pessoal latino Fortis que significa  'forte, robusto', tendo o 'f' subtraído com a adaptação para o castelhano medieval."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...