sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Sobrenome Mur


"Sobrenome muito antigo catalão-aragonês, encontrado sobejamente em famílias de Aragão, Catalunha e Valência. Os García Carraffa contam que num pergaminho de Limousin do século XVI existe a seguinte narrativa: no tempo de Ramón Berenguer, Conde de Barcelona, era conde da Sardenha, Ramón de Jofré, que morreu em 1068, deixando duas herdeiras. Uma delas casou com o Visconde de Autrec e outra com o Conde Bernat Roger de Pallás. Da união Jofré-Pallás resultaram três filhos, que receberam respectivamente: o primeiro, o título do pai, isto é, Conde de Pallás; o segundo, o senhorio de Tamaru, e o terceiro, os senhorios de Puig e Mur. Os Mur primitivos, portanto, são descendentes do terceiro filho do Conde Bernat Roger de Pallás.

Juan de Mur ou Muro, atingiu o título de Infante junto ao rei Pedro III de Aragão. Um dos seus filhos, Domingo de Mur ou Muro, foi senhor da vila de Muro de Roda, sendo um de seus netos Pedro de Mur proprietário de um solar na cidade de Jaca, onde se casou e constitui uma linhagem distinta.

Ramón de Mur atingiu o cargo de Bailio Geral de Alcañiz, em 1406. Também foi cavaleiro 'mesnadero' do rei Fernando I de Aragão e Bailio Geral de Aragão em 1412.

Pedro Mur Ximénez de Aragüés, natural de Tarazona, na província de Zaragoza, foi Cavaleiro da Ordem Militar de Santiago, na qual ingressou em 1593.

Gaspar de Mur, Lugar-tenente de Dom Juan de Aragão, Duque de Luna, e Capitão de Forças, reuniu setenta montanheses do Vale de Arán, no ano de 1524, para barrar a invasão francesa em Aragão.

As formas Mur e Muro tendem a ser convergentes, embora tenham se diferenciado com o decorrer do tempo."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...