sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Sobrenome Oset


"Segundo os genealogistas e heraldistas Arturo e Alberto García Carraffa, os nomes de família Oset, Osset, Osete e Ossete, constituem um conjunto de nomes com a mesma raiz semântica. Alguns estudiosos afirmam que a linhagem procede de um cavaleiro de Roma que migrou para a Catalunha no século XIV. 

Todavia, outros autores reportam que este sobrenome é encontrado em moradores de Valência desde a sua conquista pelo rei Jaime I de Aragão no século XIII. Aliás, desde o momento em que Valência passou ao domínio cristão, os Oset foram integrantes da nobreza local. Sabe-se também que o núcleo de Valência gerou ramais posteriormente em Catalunha, Múrcia e Andaluzia.

No antigo reino de Aragão, elenca-se uma casa solar muito antiga na vila de Cañada de Benatanduz, na província de Teruel. Daí se estenderam outras casas solares às localidades de Calamocha, Burbáguena e Cantavieja, segundo os estudos de Bizén d'O Río Martínez.

José de Julián y Osset, natural de Mirambel, província de Teruel, nascido em 1720, adquiriu Real Carta Executória de Fidalguia na Audiência de Zaragoza em 11 de Abril de 1778.

Segundo o filólogo Gutierre Tibón, o nome Oset ou Osset tem origem etimológico no vocábulo espanhol 'oso', este por sua vez proveniente do latim 'ursus'. Portanto, urso. 

Outros autores sugerem uma ligação com o sobrenome Ocete que é reportado como originário do País Basco."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...