sábado, 3 de agosto de 2019

Sobrenome Funes


"Segundo os genealogistas García Carraffa, esta antiga linhagem procede da Casa dos Duques da Bretanha, na França, quando um dos príncipes daquele família aristocrática veio a unir-se à Corte de Navarra durante o período da Reconquista. Como era de sangue aristocrático, o rei navarro uniu o príncipe a uma senhora nobre, que era proprietária das casas de Funes, Talaes, Peralta e outras. Entretanto, isso prova que a linhagem de Funes é mais antiga que a chegada do príncipe bretão, talvez tendo tomado relevância a partir do supracitado matrimônio.

Os Funes são de origem navarra, portanto. Inicialmente, foram senhores da vila e do castelo do mesmo nome, que foi adquirido dos mouros ainda no século X. No ano de 1015 figura como senhor de Funes, Fortún López de Funes, e em 1091, Aznar Fortún Aznar. Ainda em 1091, figura como rico-homem na corte de Sancho Ramírez IV de Navarra, Aznar Garcés de Funes.

Em Aragão, a linhagem de Funes aparece durante o reinado de Jaime I, sendo que, Bernardo de Funes, natural de Huesca, se distinguiu nas campanhas de conquista de Mallorca e Menorca.

Já em 1278, serve ao rei Pedro III de Aragão, Rui González de Funes, que recebeu por serviços prestados o castelo de Ariza. Em 1285, esteve na batalha de Tarazona. Também tomou parte na guerra de Mallorca contra os muçulmanos e serviu igualmente o rei aragonês Jaime II quando este esteve em conflito com o Reino de Castela, em 1299.

José Antonio Funes de Villalpando Ariño y Climente, nascido em 1623, foi terceiro marquês de Ossera, senhor das baronias de Quinto y Figueruelas, Estopiñán, Vilafranca de Ebro, Cabañas e Almer, além de ter sido membro do Conselho Supremo de Aragão, General de Artilharia em Flandres, Governador de Gante, Castelão de Brujas e Amberes e Vice-rei de Cerdeña e Guipúzcoa.

Segundo Mogrobejo, funes significa 'pastiçal', 'prado', 'pastagem'."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...