segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Sobrenome Dolz


"Segundo os genealogistas e heraldistas García Carraffa, o sobrenome Dolz é documentado em Aragão com bastante antiguidade, com duas importantes casas solares, uma na vila de Allepuz, outra em Teruel. Sabe-se que destes dois primitivos solares surgiram ramais que passaram a Málaga, Cerdeña, Valência, Madrid e La Habana.

Já o tratadista Bizén d'O Río Martínez também cita casas solares com este sobrenome nas localidades de Albarracín, Cedrillas, Castellar e Montalbán.

Da linhagem de Albarracín, foram cavaleiros infanções Pedro Jerónimo Dolz Arnal e Juan Casimiro Dolz de Espejo, conforme o Arquivo Genealógico-Nobiliário de Zaragoza.

A origem etimológica do sobrenome é metanímica, pois o vocábulo 'dolz' é encontrado em alguns falares do leste da Espanha e significa 'doce, dócil, suave'. Provém do latim 'dulcis', conforme os estudos de Gutierre Tibón.

Vale ressaltar que Dolz também é um sobrenome alemão, porém com origem etimológica completamente distinta e sem relação nenhuma com as famílias ibéricas."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...