"Antigo sobrenome de origem aragonesa, sendo diretamente relacionado à localidade de Buisán, ao pé dos Pirineus, na província de Huesca.
Os primeiros ramais deste nome de família passaram a várias localidades das províncias aragonesas de Huesca e Zaragoza, passando mais tarde a Navarra, País Basco, Catalunha, Castela, Levante e Andaluzia.
As linhagens castelhanas tiveram uma antiga casa solar na cidade de Segóvia, desde meados do século XVI, da qual fizeram parte os cavaleiros Juan, Bautista, Bernardino, Antonio e Alonso de Buisán Basurto, que adquiriram em conjunto Real Provisão de Fidalguia perante a Chancelaria de Valladolid, em 1573.
Também adquiriu fidalguia junto a mesma chancelaria, o cavaleiro segoviano Mariano de Buisán, pertencente a outra vertente da família.
Já no século XX, temos Mario Buisán Bernad, natural de Zaragoza, nascido em 1927, que foi doutor em Direito, Secretário do Supremo Tribunal da Espanha e condecorado com a Cruz de primeira classe da Ordem de San Raimundo de Peñafort.
Os Buisán também formaram uma família de destaque na Colômbia."
Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário