segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Sobrenome Buisán


"Antigo sobrenome de origem aragonesa, sendo diretamente relacionado à localidade de Buisán, ao pé dos Pirineus, na província de Huesca.

Os primeiros ramais deste nome de família passaram a várias localidades das províncias aragonesas de Huesca e Zaragoza, passando mais tarde a Navarra, País Basco, Catalunha, Castela, Levante e Andaluzia.

As linhagens castelhanas tiveram uma antiga casa solar na cidade de Segóvia, desde meados do século XVI, da qual fizeram parte os cavaleiros Juan, Bautista, Bernardino, Antonio e Alonso de Buisán Basurto, que adquiriram em conjunto Real Provisão de Fidalguia perante a Chancelaria de Valladolid, em 1573.

Também adquiriu fidalguia junto a mesma chancelaria, o cavaleiro segoviano Mariano de Buisán, pertencente a outra vertente da família.

Já no século XX, temos Mario Buisán Bernad, natural de Zaragoza, nascido em 1927, que foi doutor em Direito, Secretário do Supremo Tribunal da Espanha e condecorado com a Cruz de primeira classe da Ordem de San Raimundo de Peñafort.

Os Buisán também formaram uma família de destaque na Colômbia."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...