segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Sobrenome Cabello


"Sobrenome metanímico que remete diretamente ao fato de alguém ser cabeludo ou se destacar por seu cabelo. Ironicamente, a própria Onomástica reconhece que a alcunha possa também ter sido atribuída a pessoas calvas.

O mais antigo solar historicamente detectado deste sobrenome se encontra na vila de Espinosa de los Monteros, na província de Burgos. Vários membros desta linhagem se destacaram no serviço de vários reis da península, especialmente na conquista da Andaluzia. Ramais deste solar se estenderam posteriormente às províncias de Santander, Valladolid, Salamanca, Madrid e outras.

Outro solar importante existiu nas montanhas do antigo reino de León. Aparentemente não é originário da mesma linhagem de Espinosa de los Monteros, porém posterior. Deste solar, houve ramificações importantes na província de Córdoba, principalmente nos povoados de La Rambla e Fernán Núñez. 

Também em Zaragoza, houve uma linhagem aragonesa distinta com este sobrenome.

Sem determinar-se sua origem topográfica, sabe-se que houve uma família Cabello que se destacou no serviço da Marinha Espanhola na época da colonização latino-americana."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...