"Antigo sobrenome castelhano, originário da vila de Cuéllar, sede do distrito judicial de mesmo nome, na província de Segóvia. É um toponímico.
Em Aragão, se tem notícias de pessoas com este nome de família na cidade de Zaragoza, com escudo de armas próprios, denotando por isso uma linhagem distinta, desde o ano de 1758, quando Juan de Cuéllar provou a condição de Infanção perante a Real Audiência de Aragão. A esta mesma casa pertenceram os irmãos Joaquín e Juan Cuéllar, importantes personalidades de Zaragoza no século XIX.
Outro solar importante dos Cuéllar existiu na província de Huesca, na vila de Urles. Deste ramal foi natural o monge beneditino Marcos Benito Cuéllar, doutor em Teologia pela Universidade de Zaragoza, e que obteve cátedras em Filosofia e Teologia. Foi vigário e visitador da Ordem de San Juan de la Peña.
Etimologicamente, Cuéllar provém, segundo Roberto Faure, do latim cochlear, que significa 'colher', portanto por extensão 'lugar côncavo', 'bacia'."
Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.
4 comentários:
Olá professor, não sei se meu comentário foi enviado, mas o sobrenome Marsola e Caleffi, sabe me dizer a origem ?
Agradecido.
Foi enviado, sim. Está aqui na caixa de comentários desta postagem: http://professorjoaquimdias.blogspot.com/2018/11/sobrenomes-hipocoristicos-italianos_22.html
Grato pela visita!
Olá professor, no meu sobrenome tem “Cuellar” sabe me dizer se tem algo haver?
Sim, CUELLAR é uma aliteração simples.
Grato pela visita ao blog!
Postar um comentário