quinta-feira, 18 de julho de 2019

Sobrenome Maestro


"Tanto na Espanha quanto na América Latina há muitas famílias com este sobrenome, porém vale ressaltar que as diversas linhagens e ramos são de origens diferentes, dado que o termo maestro (mestre) é muito abrangente, designando na Idade Média genericamente qualquer superior de uma corporação ou loja artesanal. 

Mesmo assim, havia uma família muito antiga de fidalgos com o sobrenome Maestro no Reino de Leão, cujos ramos são documentados a partir de meados do século XVI. Naquela época, no solar de La Seca, em Leão, descende o cavaleiro fidalgo Pedro Maestro, que pleiteou sua fidalguia ante a Real Chancelaria de Valladolid, obtendo a provisão real no ano de 1578.

Na Catalunha, na mesma época, segundo dados do Censo de 1553, existiam casas com o sobrenome Maestro em Tortosa e em várias povoações em torno da mesma.

Em Aragão houve uma casa de reconhecidos infantes do sobrenome Maestro na vila de Morata de Jalón, de que descenderão Lucas Maestro, morador de Morata, reconhecido como Infante pela Real Audiência de Aragão no ano de 1675, e Vicente Maestro, morador de Morata de Jalón, que obteve igual reconhecimento no ano de 1816.

No século XIX, de uma casa dos Maestro que houve em Bárcabo, Huesca, descende desde os anos 1800 Juan Maestro, o qual casou com Teresa Falceto, tendo como única filha desta união Rosa Maestro Falceto (1830-?), casada com Joaquin Juste.

Gabriel Cano y Aponte Maestro Ruiz y Molin Contreras, nascido em Mora, foi cavaleiro da Ordem de Alcântara, marechal de campo dos Reais Exércitos e alcaide da Santa Irmandade dos Fidalgos de sua terra natal, no ano de 1684.

O substantivo 'maestro' é originalmente castelhano."

Fonte adaptada: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...