domingo, 7 de julho de 2019

Sobrenome Abade


"A maioria dos consultados afirmam que o sobrenome Abad, Abade ou Abades, que seria o mesmo com derivações, provém do senhorio de Vizcaya, sendo um dos mais antigos do mesmo. A casa principal estava localizada no vale de Gordejuela, nos campos cultivados de Cestona. Em Aragão, os 'Abades', descendentes de Dom Pedro Abad, foram autorizados pelo rei Jaime I de Aragão a mudar suas armas originais. O ramo de Abad/Abade de Gordejuela foi estendido para várias cidades de Aragão e Valência, quando Jaime I iniciou sua campanha de conquista nestas regiões no século XIII.

Outros Abad/Abade tinham solares em Jaca, em Biescas de Tena (distribuídas entre Lopórzano e Alagón), e outras na aldeia de Garcipollera, com fileiras na cidade de Jaca. Palmerio Abad procedeu da casa do Valle de Tena, que nos tempos do rei Dom Pedro de Aragão, fundou a casa das Duas Sicílias. Um descendente dele, chamado Pero Abad, morreu em Nápoles, Itália, tendo desempenhado distintos trabalhos de serviço real.

Quanto à etimologia e significado do nome Abad, o linguista Gutierre Tibón, diz que deriva da palavra latina 'abbas' ou 'abbatis', que dentro do contexto histórico, significa 'pai' - isto é o 'pai' superior de um mosteiro. Todavia alguns filólogos bascos afirmam que o termo 'aba' significa 'maciço montanhoso cuja extensão desce à planície' e também figurativamente 'ancestral'."

Fonte adaptada: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...